Vestibular da Unicamp terá novas regras para evitar aglomerações; confira

Universidade anunciou mudanças na primeira fase do vestibular 2021 como redução de questões e de tempo de prova

Por: Da Redação  -  09/06/20  -  12:37
Atualizado em 20/05/21 - 09:59
  Foto: Divulgação

Devido à pandemia do novo coronavírus, a Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) anunciou importantes mudanças na primeira fase do Vestibular 2021. O número de questões da prova será reduzido de 90 para 72 e o tempo máximo de realização do exame cairá de cinco para quatro horas.


Além disso, a primeira fase será realizada em dois dias diferentes, de acordo com a área do curso escolhido pelos candidatos, para reduzir o número de estudantes circulando e evitar aglomeração nas escolas. As inscrições para o Vestibular 2021 serão realizadas entre 31 de julho e 8 de setembro, pelo site.


A data das provas da primeira fase ainda não foi definida. Os candidatos aos cursos do segmento de Ciências Humanas/Artes e de Exatas/Tecnológicas farão a prova no mesmo dia, em um sábado. Já os candidatos da área de Ciências Biológicas/Saúde farão a prova 24 horas depois, ou seja, um domingo.
De acordo com a Comvest, a primeira fase deve ser aplicada em dois dias do mês de janeiro de 2021 e as provas da segunda fase seriam realizadas em dois dias no mês de fevereiro.


A definição dos dias depende da divulgação, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), das datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e também de uma reunião entre as universidades públicas paulistas, para que não haja coincidência de datas, possibilitando aos estudantes prestarem mais de um processo seletivo.


O diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, lembra que mudanças anteriormente anunciadas pela Unicamp já indicavam a preocupação com os estudantes. “Já havíamos anunciado medidas relativas às características das provas, com adequação à atual realidade sanitária e escolar do país, e também a redução de obras de leitura obrigatória da prova de Literatura. Agora damos um passo adiante”.


Para ele, a redução do tempo de permanência em prova busca, também, reduzir o estresse. “A divisão em dois grupos de candidatos por dia permite menor circulação de pessoas e, consequentemente, menor aglomeração nos prédios. Além disso, tanto a redução do número de questões como do tempo em sala diminui o estresse de uma prova muito extensa”.


Logo A Tribuna
Newsletter