Praia Grande anuncia retomada das aulas por plataforma on-line

Atividades já estarão disponíveis no portal no dia 22 deste mês. No município, estudam mais de 53 mil alunos

As aulas na rede municipal de Praia Grande serão retomadas no dia 22 de abril, por meio do site www.cidadaopg.sp.gov.br. De acordo com a prefeitura, o Departamento de Programas de Inclusão Digital está desenvolvendo a plataforma digital de conteúdo pedagógico – uma área específica no endereço eletrônico, que servirá como elo entre alunos e professores.

Além dos docentes, a medida mudará a rotina de mais de 53 mil alunos, de 77 escolas municipais. Serão atendidos estudantes de Educação Infantil, Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A decisão foi tomada para evitar a disseminação do coronavírus (Covid-19).

A Secretaria de Educação (Seduc) informa que fará uma reorganização no calendário escolar, e atenderá a Medida Provisória (MP) 934, divulgada pelo Governo Federal na última quarta-feira (1º). O texto dispensa as escolas de Educação Básica do cumprimento mínimo de 200 dias letivos anuais previstos na Lei de diretrizes e Bases da Educação do país.

“A Seduc já vinha estudando uma solução para este momento. Agora [com a MP], os estados e municípios terão mais autonomia para gerenciar a conclusão do ano letivo sem que o aprendizado dos alunos seja prejudicado", explicou prefeito Alberto Mourão (PSDB). A cidade, assim como as demais, terá que cumprir a carga mínima de 800 horas de aula/ano (20 horas/aulas semanais).

Aulas

A prefeitura informou que as crianças que não tiverem condições de acesso à internet receberão o mesmo conteúdo em formato impresso. Ao ser questionada sobre a entrega desse material para quem não tem conexão, a Seduc disse que “a plataforma terá conteúdo impresso. [Este] ficará acessível para os alunos a qualquer tempo. O material será publicado no sistema para que os estudantes façam as atividades”.

Sobre o atendimento aos alunos, como correção de exercícios, respostas às dúvidas, aplicação de provas, entre outras ações, a Seduc explica que “o plano de atendimento será individual por unidade escolar, cabendo à equipe escolar e professores a definição quanto à melhor estratégia pedagógica para essa interação”.

Tudo sobre: