Praia Grande anuncia retomada das aulas por plataforma on-line

Atividades já estarão disponíveis no portal no dia 22 deste mês. No município, estudam mais de 53 mil alunos

Por: Matheus Müller  -  04/04/20  -  11:28
Praia Grande anuncia retomada das aulas por plataforma on-line
Praia Grande anuncia retomada das aulas por plataforma on-line   Foto: Matheus Müller

As aulas na rede municipal de Praia Grande serão retomadas no dia 22 de abril, por meio do site www.cidadaopg.sp.gov.br. De acordo com a prefeitura, o Departamento de Programas de Inclusão Digital está desenvolvendo a plataforma digital de conteúdo pedagógico – uma área específica no endereço eletrônico, que servirá como elo entre alunos e professores.


Além dos docentes, a medida mudará a rotina de mais de 53 mil alunos, de 77 escolas municipais. Serão atendidos estudantes de Educação Infantil, Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A decisão foi tomada para evitar a disseminação do coronavírus (Covid-19).


A Secretaria de Educação (Seduc) informa que fará uma reorganização no calendário escolar, e atenderá a Medida Provisória (MP) 934, divulgada pelo Governo Federal na última quarta-feira (1º). O texto dispensa as escolas de Educação Básica do cumprimento mínimo de 200 dias letivos anuais previstos na Lei de diretrizes e Bases da Educação do país.


“A Seduc já vinha estudando uma solução para este momento. Agora [com a MP], os estados e municípios terão mais autonomia para gerenciar a conclusão do ano letivo sem que o aprendizado dos alunos seja prejudicado", explicou prefeito Alberto Mourão (PSDB). A cidade, assim como as demais, terá que cumprir a carga mínima de 800 horas de aula/ano (20 horas/aulas semanais).


Aulas


A prefeitura informou que as crianças que não tiverem condições de acesso à internet receberão o mesmo conteúdo em formato impresso. Ao ser questionada sobre a entrega desse material para quem não tem conexão, a Seduc disse que “a plataforma terá conteúdo impresso. [Este] ficará acessível para os alunos a qualquer tempo. O material será publicado no sistema para que os estudantes façam as atividades”.


Sobre o atendimento aos alunos, como correção de exercícios, respostas às dúvidas, aplicação de provas, entre outras ações, a Seduc explica que “o plano de atendimento será individual por unidade escolar, cabendo à equipe escolar e professores a definição quanto à melhor estratégia pedagógica para essa interação”.


Logo A Tribuna
Newsletter