Fuvest abre inscrições nesta segunda-feira; saiba como fazer

Prazo vai até 23 de outubro; interessados devem fazer o cadastro no site da Fuvest

Por: Por ATribuna.com.br  -  31/08/20  -  15:23
Atualizado em 20/05/21 - 10:52
 Primeira fase foi realizada neste domingo (25) e gabarito da prova já está disponível
Primeira fase foi realizada neste domingo (25) e gabarito da prova já está disponível   Foto: Zanone Fraissat/Folhapress

A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) abre nesta segunda-feira (31) as inscrições para o vestibular 2021, que vai selecionar os candidatos para os cursos de graduação da Universidade de São Paulo (USP). A taxa de inscrição custa R$ 182.


Os interessados devem acessar o site da Fuvest e preencher um formulário com dados e foto atualizada para o cadastro. A USP oferece 8.242 vagas em cursos, dividas em Ampla Concorrência (AC), Escola Pública (EP) e Pretos, Pardos e Indígenas (PPI).


Como se inscrever


Para fazer a inscrição, o candidato precisa preencher um formulário de dados pessoais e criar uma senha de acesso. Depois, deverá inserir uma foto do seu rosto para reconhecimento facial nos dias da prova. Em seguida, é preciso informar se possui alguma necessidade especial e incluir documentos que comprovem essa condição.


O próximo passo será optar pela modalidade da vaga em que irá concorrer (Ampla Concorrência, Escola Pública ou Pretos, Pardos e Indígenas). Depois, o candidato precisará escolher a carreira e os cursos em que tem interesse - é possível escolher até quatro cursos ordenando pela preferência— e o nível de escolaridade.


Nesta etapa, também é preciso que seja indicada a cidade na qual ele fará a prova. Ao final, a pessoa vai precisar responder a um questionário com 27 perguntas para que seja traçado o perfil socioeconômico e cultural dos candidatos. Só então, o sistema vai gerar um boleto para o pagamento da taxa.


Tipos de vagas a Fuvest


- Ampla Concorrência (AC): vagas disponibilizadas para todos os candidatos, sem exigência de nenhum outro pré-requisito;


- Ação Afirmativa (EP): vagas destinadas aos candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras;


- Ação Afirmativa (PPI): vagas destinadas aos candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras.


Calendário


Inscrições:de 31 de agosto a 23 de outubro de 2020;


Prova da 1ª fase:10 de janeiro de 2021;


Provas da 2ª fase:21 e 22 de fevereiro de 2021;


Divulgação da 1ª chamada:15 de março de 2021.


Leitura obrigatória:


Poemas Escolhidos - Gregório de Matos


Quincas Borba - Machado de Assis


Claro Enigma - Carlos Drummond de Andrade


Angústia - Graciliano Ramos


A Relíquia - Eça de Queirós


Mayombe - Pepetela


Campo Geral - Guimarães Rosa


Romanceiro da Inconfidência - Cecília Meireles


Nove Noites - Bernardo Carvalho



Cidades onde será realizado o exame:


Capital e Região Metropolitana de São Paulo: São Paulo, Barueri, Carapicuíba, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Taboão da Serra.


Litoral e Interior de São Paulo: Araçatuba, Barretos, Bauru, Botucatu, Campinas, Fernandópolis, Franca, Itapeva, Jaú, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Piracicaba, Pirassununga, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté.


O exame:


A Fuvest é dividida em duas fases: a primeira, no dia 10 de janeiro de 2021, será aplicada a prova de múltipla escolha. O estudante terá de responder 90 questões sobre as disciplinas de biologia, física, geografia, história, inglês, matemática, português e química (com algumas perguntas interdisciplinares).


Os aprovados nesta etapa serão convocadas para fazer a segunda fase da prova. Ela é dividida em duas partes. A primeira acontecerá no dia 21 de fevereiro de 2021 e terá dez questões de português e uma redação. No dia 22 de fevereiro de 2021, será realizada a segunda prova, que inclui 12 perguntas de duas, três ou quatro disciplinas, dependendo da carreira escolhida pelo vestibulando.


Logo A Tribuna
Newsletter