Divulgação de resultado do Fies testa a paciência de estudantes: 'Palhaçada'

Demora na liberação da lista de pré-selecionados para assinar contratos irrita interessados em 93 mil vagas

Por: Da Redação  -  03/02/21  -  11:55
Alunos chegam para a prova do Enem na Unip, em Santos
Alunos chegam para a prova do Enem na Unip, em Santos   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Os estudantes que se inscreveram para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) tiveram que testar a paciência. Isso porque o resultado da pré-seleção para 93 mil contratos oferecidos em instituições privadas de Ensino Superior deveria sair nesta terça-feira (2), mas até as 23h nada havia sido publicado.


O impasse provocou a ira de interessados na listagem, que foram às páginas do Ministério da Educação (MEC) nas redes sociais criticar a pasta. “O descaso com os estudantes é grande. O dia inteiro para liberar um resultado de algo que, no fim das contas, a gente vai pagar com juros”, postou um candidato. “Palhaçada, cadê o Fies?”, questionou outra.


Procurado, o MEC não respondeu o que motivou o atraso na divulgação. O resultado da pré-seleção do Fies deverá ser consultado no site ou na instituição para a qual o candidato se inscreveu.


Os pré-selecionados deverão complementar a inscrição até sexta-feira. Quem não conseguir entrará numa lista de espera, podendo ser convocado a qualquer momento entre hoje e 18 de março. A seleção é feita com base nas notas do Enem entre 2010 e 2019.


Assim como o ProUni, que oferece bolsas em faculdades particulares, o Fies não mudou o calendário da primeira edição, sem esperar as notas do Enem 2020. Apenas o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai usar a nota do Enem realizado em janeiro e fevereiro deste ano.


Prouni


No primeiro semestre deste ano, o ProUni utilizará a nota do Enem 2019. Os escolhidos na primeira seleção têm até hoje para comprovar as informações. O resultado da segunda chamada será divulgado no domingo, no site.


Sisu


Diferentemente dos outros dois programas, o Sisu será aberto após o resultado do último Enem. Para participar, o candidato não pode ter nota zero na redação nem participado do certame como treineiro. O Sisu permite o ingresso em instituições públicas de Ensino Superior pelo site.


Logo A Tribuna
Newsletter