AT Carreiras: Radiologia é ideal para quem gosta de cuidar do próximo

Universidade Paulista (Unip) de Santos oferece a formação em três anos

Por: De A Tribuna On-line  -  03/01/20  -  15:38

Gostar da área de saúde e dedicar sua vida à ajudar o próximo. Essas são as características necessárias para o profissional de radiologia. Na área médica, opera equipamentos de diagnóstico por imagem que produzem radiografias convencionais ou digitais. Na Engenharia, usa aparelhos para rastrear estruturas metálicas e tubulações de edifícios. Na indústria farmacêutica e alimentícia, atua na operação de fontes radioativas. 


A Universidade Paulista (Unip) de Santos oferece o curso de radiologia, com formação em apenas três anos. Os estudantes saem preparados para entrar no mercado de trabalho, que é bastante promissor.


O tempo para conclusão do curso de formação em Radiologia é de três anos
O tempo para conclusão do curso de formação em Radiologia é de três anos   Foto: Reprodução

Radiologia


O coordenador do curso de Radiologia da Unip, Reinaldo Guedes, confirma que a profissão está em alta e que o mercado é muito promissor. Isso porque conta com muitas áreas e opções de trabalho dentro da carreira de Tecnólogo. O curso é procurado por muitos jovens e também por profissionais da área médica, que buscam subir na carreira. 


“O profissional desta área trabalha com todas as tecnologias que implicam o uso de radiação ionizante. Podem trabalhar em hospitais, clínicas radiológicas, veterinárias, portos, aeroportos e indústria alimentícia, entre outras muitas possibilidades”, explica o coordenador. 


Para a ex-aluna da Unip, Bruna Santos Ferreira, a formação na Universidade foi essencial para sua entrada no mercado de trabalho. “Hoje sou tecnóloga em radiologia. A Unip contribuiu muito para a minha vida profissional e me deu a oportunidade de ingressar em uma área tão específica. Até hoje uso tudo que aprendi em sala de aula na minha rotina profissional”, disse a tecnóloga de 32 anos. 


A especialista em Recursos Humanos do Espaço Santista RH, Andréa Marques, explica que a profissão de radiologista exige muito conhecimento e técnica, além de interação permanente com novas tecnologias e equipamentos, que estão cada vez mais modernos. Ela revela que a maior parte da mão de obra segue para o setor médico, mas existem outras possibilidades. 


“O que a profissão tem de diferente é que é regulamentada, por conta dos riscos de contaminação pela radiação. Por isso, os trabalhadores têm jornada reduzida, duas férias por ano e ganham uma série de direitos que atraem as pessoas que vão para esse mercado. Também tem remuneração interessante, como questão da insalubridade. Geralmente é de até 20%, mas para o radiologista é de 40%, o índice mais alto”, conta.


Profissional desta área trabalha com todas as tecnologias que implicam o uso de radiação ionizante
Profissional desta área trabalha com todas as tecnologias que implicam o uso de radiação ionizante   Foto: Reprodução

Ficha técnica:


Duração: 6 semestres (3 anos)


Tipo do curso: Tecnológico 


Grade Curricular: as principais disciplinas do curso são Radiologia Veterinária, Técnicas Radiológicas, Radiologia Industrial, Radiologia Odontológica e Radioterapia.


Atividades práticas: laboratório exclusivo para o curso, com simuladores reais, e visitas técnicas durante o curso.


Infraestrutura: laboratórios da área de saúde, como anatomia, microbiologia e microscopia, entre outros; além de laboratório próprio do curso.


Materiais: o único material solicitado ao aluno é o avental.


Estágio: é obrigatório. A Unip tem campo de estágio em todas as cidades da região, o que facilita o cumprimento pelo aluno, mesmo que more distante de Santos.


Perfil: afinidade com a área da saúde e entusiasmo em ajudar o próximo.


Salário: existe uma faixa salarial muito ampla, decorrente das inúmeras possibilidades de atuação, mas inicia-se por volta de R$ 2.800/3.000 e não tem um teto.


Especializações: existem muitas possibilidades de pós-graduação. 


Educação continuada: existem muitos cursos e opções de extensão e pós-graduação na áreas da radiologia.


Áreas de atuação: hospitais, clínicas radiológicas, clínicas odontológicas, clínicas veterinárias, portos, aeroportos, indústria naval e indústria alimentícia.


Principais funções: realização de exames de imagem e procedimentos que envolvam a radiação ionizante. 


Mercado de Trabalho: hospitais, clínicas, indústria naval e porto.


Logo A Tribuna
Newsletter