EDIÇÃO DIGITAL

Terça-feira

7 de Julho de 2020

AT Carreiras: Nutrição oferece diversas opções no mercado de trabalho

A Universidade Paulista (Unip) de Santos oferece formação em quatro anos e cursos extracurriculares.

Analisar processos em produtoras de alimentos, fazer avaliações nutricionais e cuidar da saúde dos pacientes. Essas são apenas algumas funções dos profissionais de nutrição. Por ser uma área muito abrangente, os estudantes devem buscar especializações e cursos extracurriculares para se destacar no mercado de trabalho.

A Universidade Paulista (Unip) de Santos oferece o curso de Nutrição com formação em oito semestres e diversos cursos extracurriculares. O corpo docente tem como objetivo formar nutricionistas com conhecimentos, competências e habilidades gerais.

Nutrição

Para a coordenadora Jenifer Cardoso Pereira Bom, o nutricionista hoje é visto como um profissional do futuro, que gera saúde e bem-estar. Quem decide seguir a carreira pode escolher entre diversas áreas de atuação, como a clínica, de saúde pública e alimentação coletiva, podendo trabalhar em hospitais, clínicas, escolas, indústrias, planejamento de cozinhas e desenvolvimento de produtos. "Nosso curso tem 90% de alunos entre 20 e 30 anos. Muitos escolhem a nutrição pela abrangência da profissão, que pode ocorrer desde a busca pela saúde até a área da gastronomia".

A ex-aluna da UNIP Mariana Tomakevic se formou recentemente e decidiu iniciar sua carreira na área clínica, atendendo em consultório. Ela conta que é muito ativa nas redes sociais e procura sempre levar informação e conhecimento para as pessoas da maneira simples, com ênfase na alimentação saudável, vegetarianismo e sustentabilidade, que são temas muito atuais e de extrema importância.

"A UNIP me proporcionou grandes oportunidades, que agarrei firmemente. Inclusive, fui contemplada com uma bolsa de estudos para estudar nutrição no Chile. Sempre tive apoio da coordenadora e dos professores ao longo da minha jornada acadêmica, principalmente nesse período de intercâmbio. Também consegui estagiar em grandes empresas de nível nacional, que me trouxeram bagagem acadêmica e profissional na vida".  

A especialista em RH Andréa Marques garante que a nutrição é uma área que vem crescendo bastante, que precisa cada vez mais de profissionais qualificados. "As boas nutricionistas clínicas conseguem ganhar mais realizando atendimentos particulares. A pessoa que se especializa e se atualiza com todas as novidades disponíveis, acaba tendo uma rentabilidade maior e horário mais flexível de trabalho. É um curso bacana e um diferencial no mercado". 

Jenifer Bom, coordenadora do curso de Nutrição da UNIP (Foto: Divulgação)

Ficha Técnica

Duração: Oito semestres (quatro anos)

Tipo do curso: Bacharel

Grade Curricular: As principais disciplinas do curso são composição dos alimentos, bromatologia, nutrição nos ciclos da vida, nutrição clinica e nutrição nos esportes.

Atividades práticas: Aulas práticas em laboratorios de microscopia, anatomia, avaliação nutricional e de nutrição e dietética, além de simpósios, palestras e cursos nas diversas áreas da nutrição, feiras e meetings sobre alimentação e saúde .

Materiais: Apenas jaleco branco para as atividades práticas.

Estágio: O estágio é obrigatório e ocorre no último ano do curso, nas áreas clínica, de saúde pública e alimentação coletiva .

Perfil: Os alunos devem ter dinamismo, iniciativa, busca do saber, espirito de equipe e perfil empreendedor .

Salário: Uma base dos salários na região (piso) é de R$ 2.500 a R$ 3.500.

Especializações: A UNIP oferece cursos de pós-graduação presenciais e semi presenciais, assim como mestrado e doutorado na área da saúde que abrange a nutrição.

Educação continuada: Vários cursos são oferecidos de forma virtual ou no formato de cursos de extensão .

Áreas de atuação: Clínica, saúde pública, marketing, gastronomia, desenvolvimento de produto alimentício, alimentação coletiva (restaurantes), estética e esportes.

Principais funções: O profissional analisa processos de gerenciamento nas unidades produtoras de alimentos, faz avaliação do estado nutricional, orientação nutricional, calculo de cardápios e participa de equipes multidisciplinares.

Mercado de Trabalho: Academias, clínicas, restaurantes, unidades produtoras de alimentos nas industrias do polo, hospitais e consultórios.

Tudo sobre: