AT Carreiras: Letras oferece mercado de trabalho permanente

Universidade Paulista (Unip) de Santos oferece graduação em quatro anos

O profissional de Letras conta com um amplo mercado de trabalho em instituições de ensino, empresas ou até mesmo como autônomo graças a uma formação ampla oferecida na universidade. Esse especialista cuida da análise e concepção histórica da linguagem escrita e falada e do desenvolvimento de técnicas e conhecimentos relativos à linguagem.

Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!

A Universidade Paulista (Unip) de Santos oferece o curso de Letras com formação em quatro anos. O corpo docente visa formar profissionais versáteis e éticos.

Letras

A coordenadora do curso de Letras da Unip de Santos, Florcêma Bacellar, explica que o mercado de trabalho para os alunos de Letras está sempre em alta, visto que há muitas instituições de ensino na Baixada Santista. “O curso é muito procurado pelos jovens e alunos de mais idade. O campo profissional atinge várias áreas. Além de se formarem em licenciatura em Português e Inglês, os profissionais podem atuar em editoras, jornais, revistas e como tradutores.

O ex-aluno Kleber Dias conta que decidiu seguir essa carreira após ter sido inspirado por grandes professores, que marcaram sua jornada formativa. Formado em 2017, tem como foco ensinar e reforçar o processo de comunicação de alunos da rede pública que estão em defasagem escolar ou em situação de vulnerabilidade social e risco.

“Atuo em uma organização da sociedade civil em São Vicente e já atendemos mais de 400 jovens. Minha missão é incentivar cada vez mais os bons alunos a se tornarem professores. A minha formação na Unip foi fundamental para me fazer desenvolver projetos como os que estou inserido e ter acesso às oportunidades que tive”.

A especialista em Recursos Humanos Andréa Marques explica o profissional de Letras encontra oportunidades de emprego em diversas áreas de ensino, podendo se tornar professores de literatura, redação e língua portuguesa ou estrangeira. “O mercado de trabalho é permanente e oferece um nível de remuneração médio. Outras atividades que podem ser exercidas são tradução, revisão e produção de textos. O fortalecimento do Ensino à Distância (EAD) também vem conquistando espaço”.

(Foto: Divulgação)

Ficha técnica:

Duração: 4 anos (8 semestres).

Tipo do curso: Licenciatura.

Grade Curricular: As principais disciplinas do curso são Língua de Sinais, literaturas Africana, Portuguesa e Brasileira, revisão de texto e análise do discurso crítico.

Atividades práticas: Saraus, Análise de Texto Poético e Teórico e comparações entre a arte comumente desenvolvida com textos.

Infraestrutura: laboratórios de Informática e Linguagem.

Perfil: Ter paixão por ler e escrever.

Salário: O salário base no Estado de São Paulo é de R$ 2.800 para meio período. Os empregos adversos variam de acordo com a empresa.

Especializações: Há pós-graduação, Mestrado e Doutorado para os profissionais se especializarem.

Principais funções: Os profissionais podem atuar como professores de Língua Portuguesa ou Língua Inglesa, tradutores, revisores, críticos literários, resenhistas, revisores em jornais, pesquisadores e muito mais.

Mercado de Trabalho: O mercado de trabalho está sempre aberto para aqueles que querem fazer da sua profissão um sucesso em qualquer momento.

(Foto: Divulgação)
Tudo sobre: