Alunos da E.M Dorivaldo Francisco Loria visitam Lar São Francisco de Assis em Praia Grande

Alunos distribuíram panetones e doaram produtos de higiene

O Lar São Francisco de Assis já está em clima natalino e para celebrar esse mês de festa, os eventos na casa já começaram. Na quarta-feira (4) foi o dia dos alunos da E.M Dorivaldo Francisco Loria. Crianças de 6 a 14 anos estiveram presentes para proporcionar uma tarde diferenciada para os
moradores do Lar.

A diretora da E.M Dorivaldo Francisco Loria, Daniele Alves Magalhães de Oliveira, explicou que a visita faz parte de um trabalho da complementação educacional que recebe o nome de “Gente de muitos anos”. Ao longo do ano, os alunos aprendem sobre o estatuto do idoso e debatem sobre a terceira idade. Ela destacou a importância de falar sobre o assunto porque a maioria das crianças não tem contato com idosos. “Durante o ano eles já entenderam quais são as dificuldades que a terceira idade enfrenta. Já chegam sabendo as limitações e a importância de estar aqui”. Esse projeto na escola já acontece por três anos.

Além de fazer uma visita e trazer alegria para os moradores do Lar, a solidariedade não pode ser esquecida. Daniele contou que a escola toda se mobilizou para arrecadar doações de produtos de higiene e fraldas geriátricas para serem entregues hoje. As crianças também presentearam os idosos com um panetone. Para animar ainda mais a tarde, a diretora da escola convidou a cantora Maluani Alfaro para cantar músicas antigas e natalinas.

“As crianças saem daqui com uma visão mais solidária, gostando de ouvir as histórias dos idosos, sabendo que é importante dar carinho para eles. Para mim é muito gratificante ver isso, espero o ano todo por essa visita”.

Para as crianças a experiência também foi divertida. Maitê de 6 anos contou que ficou feliz com a visita e que se divertiu e não esqueceu da parte do carinho com os moradores do Lar. “Eu dei um abraço neles porque eles querem alegria e estamos aqui para ajudar”. Já Ana Lívia, aluna do sexto ano, tirou dessa tarde uma lição muito importante: o respeito.

“Precisamos saber respeitar cada um com o seu jeito, alguns não conseguem andar ou falar e temos que saber respeitar todos não importa como sejam”.

A diretora do Lar São Francisco, Marta Elisa Panarielo, contou que é muito lindo ver a interação das crianças com os moradores da casa. “Vemos aqui o carinho, o afeto, o beijo, o abraço. Não tem nada mais lindo do que isso”. Para ela, isso tem total relação com o clima natalino que já invadiu o Lar desde a montagem da árvore de Natal. Marta contou que os idosos esperam pelo mês de dezembro, pela montagem da árvore e pelos eventos em alusão a data. “As visitas e as surpresas que fazem para os idosos geram em mim e em todos os funcionários um único sentimento: gratidão”.

Tudo sobre: