Comunidade em Ação: Aprendizado e diversão... é bingo!

Projeto Divertidosos promove jogo virtual para entreter durante a pandemia e também ensinar os idosos sobre videoconferência

De um dia para o outro, eles tiveram que se isolar e foram incluídos no grupo de maior risco para a covid-19. O impacto da pandemia para os idosos foi grande e até mesmo Guilherme Gargantini, de 80 anos, idealizador do Divertidosos, entristeceu. 
O projeto promove aprendizado e diversão para a turma acima dos 60 anos, mas teve que interromper as atividades presenciais. Diante dos efeitos na saúde mental dos idosos, no entanto, ele encontrou no próprio DNA do projeto uma forma de ajudar e... bingo! Na verdade, Pandebingo! 

O Divertidosos é um projeto de Santos que conta com um site para divertir e informar idosos e também organiza passeios, palestras e cursos. Além da socialização, o principal objetivo é proporcionar inclusão digital para um público nem tão acostumado com a tecnologia. Neste período de pandemia, resolveu criar um bingo virtual, o Pandebingo. O evento acontece quinzenalmente e é uma forma de levar alegria e diminuir a solidão. 

Guilherme admite que, no início, o isolamento social o impactou muito. Como teve que cancelar as caminhadas na praia, o corpo também sentiu. “Tive uma crise horrível de ciático”. Todo o contexto o deixou deprimido. Logo, ele e Monika Gargantini, que ao lado de Guilherme idealizou o projeto, perceberam que tinham que fazer alguma coisa. Foi então que nasceu a ideia do bingo. 

Começou o jogo! 

“Como nosso objetivo desde o início foi informar, divertir e incluir digitalmente, aproveitamos para explicar para eles como usar a plataforma digital, ligar e desligar a câmera e o microfone”, conta Monika. E bem rápido os idosos perceberam que a mesma plataforma poderia ser usada para conversar com filhos, netos e amigos, encurtando a distância durante a pandemia. 

Monika explica que as prendas são doadas pelos próprios participantes ou por pessoas interessadas em ajudar. As cartelas são enviadas aos jogadores pelo WhatsApp e no dia do jogo é só alegria. “Quando pensei no Pandebingo, não esperei esse sucesso, mas sabia que seria importante para quem participasse. E foi importante para mim, também. Pude rever amigos até mesmo gente de Minas Gerais. Para alguém da minha época, é fantástico jogar bingo na internet com amigos de Minas Gerais”, diz Guilherme empolgado. 

Boa ideia! 

Manter a mente ocupada, socializar e ajudar a passar o tempo. Em tudo isso o Pandebingo tem ajudado. Mas segundo Monika, o projeto também tem criado uma rede do bem. Ela explica que para aqueles que quiserem doar prendas, no site do Divertidosos existe uma lista de empreendedores locais que comercializam seus produtos que podem fazer a alegria dos jogadores. “São empreendedores impactados pela crise e que podem ser ajudados”. E para os interessados, o próximo Pandebingo acontece dia 12 de setembro e todas as informações podem ser obtidas pelo (13) 99172-4530. 

Benefícios cognitivos e sociais

Heloísa Valle Fernandes, 59 anos, já percebeu o quanto o projeto tem feito bem para a mãe, Maria Helena Cavalcante Fernandes, de 87 anos. Além da experiência ajudar na parte cognitiva e social, o Pandebingo tem feito bem para a autoestima de dona Helena. 

“Além de incentivar no uso da tecnologia, é uma forma de fazer com que ela queria se arrumar para aparecer no vídeo. Nesse momento em que ela só fica em casa, isso é importante”, explica Heloísa. 

“É bom para distrair um pouco. Assim fico em casa, me distraio. Tenho primo que também participa. Eu fico muito animada”, garante Maria Helena. 

Jogo ajuda a matar saudades

]“Eu já ganhei duas vezes”, comemora Maryse Camargo, 85 anos. Ela conta que participar do Pandebingo tem ajudado bastante neste momento de pandemia, principalmente para ela, que mora sozinha. “Eu só saio para ir ao médico e isso é difícil porque eu sempre saí bastante, sou muito de conversar, sabe?”. 

Ela garante que além da diversão na hora do jogo, o projeto deu uma mãozinha para que ela conseguisse matar a saudade de vários amigos. “Eu uso a mesma plataforma para falar com meus amigos do teatro, da turma do Vovô Sabe-Tudo”. E sabendo que é bom compartilhar o bem ela já avisa: “eu estou chamando todo mundo para o bingo”. 

Perfil

Nome do Projeto

Divertidosos

O que é?

O Divertidosos é um projeto de Santos que conta com um site para divertir e informar idosos e também organiza passeios, palestras e cursos. Além da socialização, o principal objetivo é proporcionar inclusão digital para um público nem tão acostumado com a tecnologia. Neste período de pandemia, resolveu criar um bingo virtual, o Pandebingo. O evento acontece quinzenalmente e é uma forma de levar alegria e diminuir a solidão. 

Onde? 

Pelo Facebook. Contato: (13) 99172-4530

Tudo sobre: