EDIÇÃO DIGITAL

Quinta-feira

4 de Junho de 2020

Com ajuda dos pais, esforço de quem não quer parar

Mãe e filha se organizam para criar rotina de estudos em casa durante a quarentena

A estudante Sophia Ellen Silva de Castro, de 11 anos, só queria poder frequentar novamente a sala de aula. Aluna do sexto ano da Escola Municipal Cidade de Santos, no Embaré, ela acha estranho estudar sem ter a professora e os amigos do lado. Ainda assim, não deixa de fazer as atividades pela internet. 

“Ninguém sabe quando essa quarentena vai acabar, mas é para o nosso bem. É bom estudar em casa porque não ficamos muito atrasados na escola quando voltarmos. Minha mãe todo dia me ajuda nos deveres e passa algumas atividades para nós, eu e meu irmão”, diz a garota. 

A mãe, Marcia Maria Moura da Silva, de 35 anos, acha importante manter uma rotina para os filhos. “Com o site Educa.Santos eles podem estimular o aprendizado. Manter os horários, para na volta não sentirem tanta diferença”. 

Aluna da mesma escola e no mesmo ano letivo, Maria Eduarda Brito, de 12 anos, diz que está tendo dificuldades para acompanhar a plataforma. “Preferia estar na escola com meus professores, em casa é diferente, não tem como tirar dúvidas”. 

A artesã Suely Maria da Conceição, de 39 anos, mãe de Maria Eduarda, afirma que a primeira fase do conteúdo foi mais fácil, mas que agora, na segunda, estão com muitas dúvidas e buscando auxílio da Seduc. “Está difícil”, afirma. 

Atividades importantes

Professora do Ensino fundamental do Colégio Santista, Renatta Burgos afirma que plataforma oferece uma formatação bem clara e de fácil compreensão para o manuseio. 

“As atividades foram pensadas com base no currículo santista e na BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Para os professores também traz uma parte diversificada que transita com o que estávamos oferecendo em sala de aula”. 

Para ela, o momento exige muita precaução e é importantes a convivência com a família, que deve acompanhar a nova rotina escolar, conciliando com os afazeres da casa. 

“As atividades estão em sequência didática que permite construir melhor os conceitos apresentados. Já as atividades de corpo e movimento são importantes porque as crianças precisam gastar energia e são sugestões que visam ajudar melhor os pais neste momento”.

Corpo

Entre as atividades sugeridas aos alunos da rede também estão aulas de expressão corporal e atividades físicas em casa, importantes para as crianças não ficarem paradas o tempo todo. O conteúdo foi feito por especialistas na área e será sempre renovado.

Tudo sobre: