Websérie sobre chegada de Neymar ao Santos homenageia Zito

Zito foi um dos responsáveis pela ida de Neymar para a base do Peixe em 2003. O material mostra os bastidores da negociação

Por: De A Tribuna On-line  -  29/05/19  -  18:05
  Foto: Reprodução/NJR10.doc

Recém-lançada, a websérie 'NJR10.doc' aborda a chegada de Neymar às categorias de base do Santos, em 2003, e é uma das homenagens ao atleta no ano em que ele comemora 10 anos de carreira profissional. Os episódios do material mostram os bastidores da negociação com Zito, um dos principais responsáveis pela ida do craque do Paris Saint-Germain ao Peixe.


Os vídeos, que estão sendo disponibilizados, em três partes, no YouTube e no site oficial de Neymar, prestam homenagem ao "eterno capitão", que faleceu há quatro anos. Nele, há uma gravação nunca antes divulgada, de um bate-papo informal ocorrido em 2012, entre Neymar da Silva Santos, pai do atleta, e Zito.


A conversa descontraída relembra os primeiros contatos entre a família de Neymar ainda garoto, com 11 anos, e o então dirigente, como o dia em que Zito visitou os pais do atacante em Praia Grande, no litoral de São Paulo, para iniciar as negociações e passou a maior parte do tempo comendo "empadinhas".


O pai do atleta brinca que esperava que Zito pagasse o almoço para família, mas não foi o que aconteceu. "Eu tinha acabado de acordar. A gente tinha participado de uma festa de aniversário do Juninho no dia anterior. Sobrou um monte de empadinha e minha esposa serviu para ele por educação", recorda Neymar da Silva Santos. "Ele comeu acho que mais de 50 empadinhas e tomou três garrafas de café", brinca a mãe de Neymar Jr, Nadine Gonçalves, 


A curiosa história da “empadinha” aparece no primeiro capítulo do 'NJR10.doc', que traz ainda o depoimento do ex-presidente santista Marcelo Teixeira e por que ele ‘correu um risco’ para ter Neymar no clube. "Ele (Zito) ficou realmente alucinado, apaixonado pelo Neymar e falou para mim: você tem que ver esse menino jogar", declara.


Teixeira deixa claro que Zito foi fundamental para construir uma nova geração de Meninos da Vila a partir de Neymar Jr. "Zito pediu para que eu criasse categorias de base no futsal - que nós não tínhamos, por causa da idade. Eu falei que não iria criar porque eram muitas despesas. Ele me respondeu: presidente, tem que criar porque eu vou montar uma geração com esse menino e que vai dar sucesso. E nós nos atrevemos e criamos a categoria que o Santos não tinha".


Na época, o pai de Neymar Jr já concordava que Zito havia sido fundamental na permanência do filho do Santos e a insistência dele em aproximar a família do clube não foi em vão. "Se não fossem vocês (Zito e Teixeira) nessa história, talvez o Neymar Jr não existisse", agradece.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter