Santos vence, mas nos pênaltis Corinthians vai à final do Paulistão

Debaixo de muita chuva e incansável cobrança de pênaltis, Peixe venceu no tempo normal, mas Timão levou a melhor nas penalidades e enfrentará o São Paulo a partir do próximo domingo (14)

Por: De A Tribuna On-line  -  09/04/19  -  03:25
A lamentação de Victor Ferraz, que desperdiçou sua cobrança, e a alegria corintiana após os pênaltis
A lamentação de Victor Ferraz, que desperdiçou sua cobrança, e a alegria corintiana após os pênaltis   Foto: Estadão Conteúdo

Debaixo de muita chuva na noite de segunda-feira (8) no Pacaembu, o Santos venceu por 1 a 0 no tempo normal, mas o Corinthians venceu na cobrança de pênaltis e fará a final do Campeonato Paulista com o São Paulo a partir do próximo domingo (14). O gol do jogo foi marcado por Gustavo Henrique, aos 42 minutos do segundo tempo. Depois de incansáveis cobranças, que chegou aos pênaltis alternados, Victor Ferraz acabou acertando a trave e o Corinthians saiu vencedor do confronto diante de mais de 38 mil santistas no Estádio Paulo Machado de Carvalho.


Com a eliminação, o Santos concentra suas atenções para a Copa do Brasil e no início do Campeonato Brasileiro no dia 28 diante do Grêmio, em Porto Alegre. Na quinta-feira (11), o Peixe recebe o Atlético-GO, às 21h30, na estreia da Vila Belmiro em 2019. No jogo de ida, vitória do time goiano por 1 a 0.


Já o Corinthians terá a semana livre para enfrentar o São Paulo e ter a chance de conquisar o tricampeonato estadual. Nesta terça-feira (9), a Federação Paulista irá definir de forma oficial o mando dos jogos. O Timão, por ter melhor campanha, decidirá o título diante de sua torcida.


Com a bola rolando, como já era de se esperar, só deu Santos, enquanto que o Corinthians esperava por oportunidades de um contra-ataque. Na primeira etapa, o Peixe teve mais de 70% de posse de bola e criou alguns bons lances para abrir o marcador. No principal deles, Cássio fez grande defesa no chute de Jean Mota, dentro da área, evitando o gol.


No tempo normal, Santos pressionou o tempo todo e conseguiu levar decisão para os pênaltis
No tempo normal, Santos pressionou o tempo todo e conseguiu levar decisão para os pênaltis   Foto: Ivan Storti/Santos FC

Na volta do intervalo, a torcida tanto pediu que Rodrygo foi à campo no lugar de Cueva para tentar colocar fogo no jogo. Logo de início, a presença do camisa 11 foi sentida. Primeiro, Jean Mota finalizou da entrada da grande área para Cássio espalmar. No lance seguinte, Rodrygo deu um drible da vaga em Henrique e finalizou para boa defesa do goleiro corintiano.


O Santos pressionou muito na etapa final e viu um cenário onde, na maioria do tempo, todos os 11 jogadores do Corinthians estavam no campo de defesa. Rodrygo entrou pra colocar fogo no jogo. E por pouco ele não colocou um grito de gol na garganta dos santistas em todo o Brasil. O camisa 11 do Peixe aproveitou o rebote de cruzamento e finalizou, mas encontrou um paredão chamado Cássio, que novamente salvou o Corinthians de sofrer um gol.


Já diria o ditado água mole, pedra dura, tanto bate até que fura. Demorou bastante, mas enfim o Santos conseguiu 'furar' o sistema defensivo do Timão. Aos 40 minutos, Aguilar e Gustavo Henrique permaneceram na área depois da cobrança de escanteio. O Santos rodou a bola de um lado para o outro e nada dos zagueiros voltarem pra defesa. E ainda bem. Victor Ferraz mandou para a área e Gustavo Henrique apareceu sozinho para cabecear. Essa, nem Cássio conseguiu salvar.


Com o 1 a 0 em vantagem do Peixe, o jogo foi para os pênaltis. Nas primeiras cinco cobranças, quatro acertos de cada lado, enquanto que os atacantes Boselli, do Corinthians, e o menino Kaio Jorge, do Santos, desperdiçaram suas cobranças. Nas alternadas, Sornoza, Danilo Avelar e Henrique fizeram para o Corinthians, enquanto que Alison e Diego Pituca convertaram para o Peixe. Mas a última cobrança acabou ficando por conta de Victor Ferraz, que acertou a trave. Festa corintiana no mar branco de santistas no Pacaembu, já pensando no duelo contra o São Paulo, que pode dar o tricampeonato paulista para o Timão.


Aos 40 minutos, Gustavo Henrique marcou de cabeça o único gol da partida
Aos 40 minutos, Gustavo Henrique marcou de cabeça o único gol da partida   Foto: Ivan Storti/Santos FC

Ficha técnica


Santos 1 x 0 Corinthians


Local - Estádio do Pacaembu, em São Paulo.


Gols - Gustavo Henrique, aos 40 minutos do 2º tempo.


Cartões amarelos - Alison, Diego Pituca, Clayson, Carlos Sánchez e Cássio.


Árbitro - Raphael Claus.


Santos - Vanderlei; Victor Ferraz, Aguilar, Gustavo Henrique e Diego Pituca; Alison, Carlos Sánchez e Cueva (Rodrygo); Jean Mota (Kaio Jorge), Soteldo e Derlis González. Técnico: Jorge Sampaoli. 


Corinthians - Cássio; Fágner, Manoel, Henrique e Danilo Avelar; Ralf, Júnior Urso, Sornoza e Pedrinho (Vagner Love); Clayson (Ramiro) e Gustavo (Boselli). Técnico: Fábio Carille.


Logo A Tribuna
Newsletter