Santos solicita anulação de cartão amarelo à Conmebol e espera ter Diego Pituca contra o Grêmio

Se a entidade atender a solicitação, o jogador ficará à disposição para o confronto decisivo com a equipe gaúcha

Por: Bruno Lima  -  15/12/20  -  18:54
Atualizado em 15/12/20 - 18:56
Santos aguarda decisão da Conmebol para escalar Pituca
Santos aguarda decisão da Conmebol para escalar Pituca   Foto: Ivan Storti / Santos FC

O Santos entrou, na semana passada, com um pedido na Conmebol solicitando a anulação do primeiro cartão amarelo recebido pelo meio-campista Diego Pituca no empate por 1 a 1 com o Grêmio, em Porto Alegre, quarta-feira (10), pelo primeiro confronto das quartas de final da Libertadores. Se a entidade atender a solicitação, o jogador ficará à disposição para o confronto decisivo com a equipe gaúcha, nesta quarta-feira (16), às 19h15, na Vila Belmiro.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!


Pituca foi advertido com o primeiro cartão amarelo aos 38 minutos, após uma disputa de bola com Piñares, do Grêmio. Inicialmente, o árbitro paraguaio Juan Benitez aplicou cartão vermelho para o jogador do Grêmio alegando que o mesmo havia feito uso de força excessiva no carrinho aplicado. 


Porém, ao analisar o VAR, Juan Benitez percebe que Piñares atingiu apenas a bola e que, ao apoiar o pé esquerdo no chão, Pituca pisa no tornozelo esquerdo do gremista. Diante disso, o árbitro retira o cartão vermelho dado a Piñares e aplica amarelo no meio-campista santista. 


Posteriormente, já na parte final do segundo tempo, Pituca recebe o segundo amarelo por puxar a camisa do adversário e é expulso com o vermelho. 


Entretanto, a cúpula alvinegra entende que a primeira punição aplicada a Pituca foi equivocada, pois o jogador pisa no tornozelo de Piñares sem intenção, na continuidade da jogada. Além disso, o VAR não pode ser consultado para a aplicação de cartões amarelos. 


O posicionamento da Conmebol é aguardado com ansiedade pelo Departamento Jurídico e, principalmente, pela comissão técnica do Santos, pois Pituca é peça chave no meio-campo do Peixe.


Reclamação


Logo após a partida, ainda na Arena Grêmio, o presidente do Santos, Orlando Rollo, não poupou o árbitro de críticas. Além da expulsão de Pituca, o pênalti assinalado para o Grêmio nos acréscimos do segundo tempo irritou bastante o mandatário alvinegro. 


"Arbitragem tenebrosa, péssima, ruim. Não digo nem que foi tendenciosa, é ruim mesmo. O ábtrito é um trapalhão. Teve problemas anteriores. Vamos reclamar na CBF e na Conmebol. A gente é chato nessas reclamações. A gente reclama mesmo. Vamos pessoalmente. Peço apoio do presidente da CBF para isso não voltar a acontecer. O VAR está acabando com o futebol. Torcedor não aguenta mais esperar cinco, 10, 15 minutos numa decisão. VAR perdeu sentido. Era para acabar com a polêmica, com lances claros e cristalinos, mas não é isso que acontece. Hoje é interpretação, cria problemas. Sou favorável ao fim do VAR. Serve para nada. O Santos não vai deixar quieto. Vamos interpelar mais uma vez", esbravejou o dirigente.


Logo A Tribuna
Newsletter