Santos goleia o Vasco, sai da zona de rebaixamento e é ovacionado na Vila

Com dois gols de Marcos Leonardo, um de Soteldo, que finalmente quebrou o jejum, Peixe goleia e deixa a zona da degola

Por: Régis Querino  -  01/10/23  -  18:11
Atualizado em 01/10/23 - 18:46
Marcos Leonardo fez dois gols e chegou a 19 na temporada pelo Peixe
Marcos Leonardo fez dois gols e chegou a 19 na temporada pelo Peixe   Foto: Reprodução Twitter Santos FC

O Santos deixou a zona de rebaixamento do Brasileirão, após sete rodadas, em grande estilo na tarde chuvosa deste domingo (1º) na Vila Belmiro. Num jogo nervoso, com cinco cartões amarelos e três vermelhos, o Peixe goleou o Vasco por 4 a 1 e chegou à 15ª posição, com 27 pontos, um acima do 17º colocado, o Goiás, que joga nesta segunda (2) contra o Botafogo, no Rio.


Mesmo se o time goiano derrotar o líder do campeonato no Engenhão, o Peixe se mantém fora da zona da degola, já que o Vasco, em 16º, também tem 26 pontos. O Alvinegro volta a campo no próximo domingo (8), às 16 horas, na Arena Barueri, contra o Palmeiras, em jogo com mando de campo do Alviverde. Dodô, Soteldo e Lucas Lima desfalcam o time por suspensão.


Marcos Leonardo, com dois gols, foi um dos destaques da goleada sobre o Vasco, chegando a 11 no campeonato e a 19 na temporada. Soteldo também deixou o seu, finalmente marcando o primeiro gol desde a sua volta à equipe, em agosto do ano passado.


O time também conseguiu outro feito: vencer dois jogos seguidos, o que não acontecia desde maio passado. Com o triunfo, a diretoria efetivou do técnico interino Marcelo Fernandes no comando até o final da temporada.


O jogo


O Vasco começou o jogo à vontade. Pressionando a marcação, não deixava o Santos atacar e levava perigo ao gol de João Paulo. Nos primeiros 10 minutos, o time carioca teve três escanteios, mas a defesa santista foi bem no jogo aéreo.


Apesar de demonstrar nervosismo e não conseguir se articular no ataque, o Peixe abriu o placar aos 14 minutos. Anderson Daronco marcou pênalti de Puma Rodríguez em Marcos Leonardo. após ser acionado pelo VAR. O camisa 9 bateu e marcou.


O Vasco não se abateu e foi em busca do empate. Quase marcou aos 21, em cabeçada de Vegetti que passou raspando a trave direita. Aos 29, Léo perdeu a bola para Lucas Lima na entrada da área, mas o meia demorou para chutar e foi travado pelo zagueiro e a bola saiu a escanteio.


Após a cobrança, Kevyson pegou rebote de fora da área e tentou arriscar o tiro, mas a bola explodiu em Vegetti e armou o contra-ataque vascaíno. O argentino arrancou e tocou para Gabriel Pec, que ganhou de João Basso e Kevyson na corrida e rolou para Vegetti bater na saída de João Paulo: 1 a 1, aos 30 minutos.


O Alvinegro sentiu o golpe e até a torcida na Vila ficou durante alguns minutos calada, digerindo o empate e a maior lucidez do Vasco em campo.


O jogo ficou truncado, mas aos 45, após cobrança de escanteio de Soteldo, Dodô raspou de cabeça e o venezuelano Tomás Rincón, que ontem foi capitão, completou para o gol, marcando o primeiro com a camisa santista.


A torcida ainda comemorava quando, aos 47, Jean Lucas recuperou a bola no meio-campo e saiu em rápido contra-ataque. O volante carregou a bola até próximo à área e deu bela assistência para Marcos Leonardo bater cruzado: 3 a 1, para “explodir” a Vila.


Etapa final


O Peixe voltou e poderia ter ampliado logo aos 4 minutos, mas o gol foi anulado por impedimento de Marcos Leonardo, que completara cruzamento de Soteldo.


O jogo era pegado e aos 9, uma confusão generalizada paralisou a partida durante quase dez minutos. Irritado com um lance em que Soteldo pulou em cima da bola, o paraguaio Sebastián Ferreira, que havia substituído Zé Gabriel, agrediu o venezuelano na lateral do campo.


Até os jogadores dos bancos de reservas se envolveram na briga, com muito bate-boca, empurrões e troca de agressões. No saldo final, Daronco deu cartão amarelo para Soteldo, João Paulo e Sebastián Ferreira e cartão vermelho para Lucas Lima e o zagueiro chileno Medel, do Vasco. O volante Rodrigo Fernández, que estava no banco, também foi expulso.


No reinício do jogo, Marcelo Fernandes mandou Messias a campo em lugar de Dodô, esgotado. Com dez jogadores de cada lado e mais espaço, o jogo ficou aberto. O Vasco se atirava em busca do segundo gol, enquanto o Peixe apostava nos contragolpes.


Virou goleada


E, aos 29, o Santos se aproveitou para transformar a vitória em goleada. Marcos Leonardo recebeu lançamento no ataque e tentou encobrir o goleiro Léo Jardim, que estava adiantado, mas o tiro saiu torto e o arqueiro rebateu.


A sobra ficou com Rincón, que carregou para dentro da área e esperou a passada de Soteldo, que cortou a marcação e soltou uma bomba, no ângulo: 4 a 1. Foi o primeiro gol do venezuelano desde a sua volta ao Alvinegro, em agosto do ano passado.


Atordoado, o Vasco ainda tentava diminuir o placar e teve grande chance aos 35, em falta frontal à área, mas o francês Payet, que entrou no segundo tempo, mandou a bola por cima do gol. Aos 41, Vegetti recebeu na área e bateu cruzado, mas o tiro saiu fraco e João Paulo segurou firme.


Com grande vantagem e o time demonstrando cansaço, Marcelo Fernandes fez quatro mudanças para fortalecer a marcação. Saíram Tomás Rincón, Jean Lucas, Soteldo e Marcos Leonardo para as entradas de Camacho, Nonato, Dodi e Julio Furch.


Sem dar muito espaço para o time vascaíno, o Santos controlava o jogo e gastava o tempo, enquanto a torcida, que lotou a Vila, gritava olé a cada passe dado pela equipe santista. Com inteligência e sem correr riscos, o Alvinegro manteve o domínio e saiu ovacionado de campo com a goleada, a primeira do time no Brasileirão.


Logo A Tribuna
Newsletter