O Santos já vendeu mais de 40 mil dos cerca de 45 mil ingressos à disposição para o jogo desta quarta (27), às 20h30, contra o Red Bull Bragantino, na Neo Química Arena, em São Paulo, na semifinal em jogo único do Paulistão.
Mesmo se comercializar todas as entradas, o Peixe não deve conseguir um lucro significativo, já que após a dedução dos gastos, a renda líquida será dividida entre os clubes.
Por outro lado, o Alvinegro tem aumentado exponencialmente o número de sócios. Desde o início da atual gestão, em janeiro, o Santos ganhou mais de 11 mil novos associados (aumento de cerca de 33%), milhares deles atraídos pelos jogos na Capital.
Lucro pequeno na bilheteria
De acordo com o regulamento do Campeonato Paulista, a renda nos jogos únicos das quartas de final e semifinal do Estadual é dividida entre os clubes envolvidos, após o pagamento das despesas.
Na partida contra a Portuguesa, pelas quartas de final, na Vila Belmiro, apesar de a renda ter sido de R$ 1 milhão, o Peixe ficou com apenas R$ 114 mil, após deduzir gastos, entre outros, com impostos e taxas, policiamento, arbitragem e equipes que trabalharam na realização do jogo.
Segundo o Santos, o gasto estimado para mandar a semifinal na Neo Química Arena ficará entre R$ 1 milhão e R$ 1,3 milhão, valor que inclui o pagamento de aluguel do estádio ao Corinthians e a operacionalização da arena no dia da partida.
O Alvinegro não projeta um valor estimado da renda bruta, que depende do número total de ingressos vendidos e da comercialização de camarotes, únicos setores que ainda têm lugares disponíveis para a torcida santista.
Ganho maior no Sócio Rei
Se o lucro proporcionado pela renda líquida da semifinal em São Paulo pode não fazer muita diferença aos cofres santistas, o clube tem visto aumentar significativamente o número de novos sócios.
Segundo o presidente Marcelo Teixeira, no dia 20 de fevereiro, o Santos chegou a 37 mil sócios, 3.500 a mais do que os 33.500 que estavam associados ao Peixe no final de 2023.
Atuar na Capital também tem impulsionado a captação de mais adeptos. No dia 25 de fevereiro, no MorumBis, o Peixe conseguiu o melhor público da temporada (50.132 torcedores) contra o São Bernardo, na 10ª rodada da primeira fase.
Após este jogo, o clube já havia ultrapassado a marca de 40 mil sócios e com a escolha da arena corintiana para a realização da semifinal do Paulistão, o contador do site apontava, na noite desta segunda (25), 45.255 sócios.