Pretendido pelo Santos, Jesualdo Ferreira é a referência para técnicos como Mourinho e Jesus

Conheça as características do treinador português que negocia com o time da Vila Belmiro

Por: Bruno Lima  -  21/12/19  -  22:41
Jorge Jesus, do Flamengo, tem Jesualdo Ferreira como referência tática no futebol
Jorge Jesus, do Flamengo, tem Jesualdo Ferreira como referência tática no futebol   Foto: Instagram/Jesualdo Ferreira

O técnico Jesualdo Ferreira, que negocia com o Santos, se confirmado, chegará à Vila Belmiro sob bastante expectativa por ter características que o identificam com o DNA Alvinegro. Ao longo da sua carreira, o português se notabilizou por gostar de trabalhar com jovens e jogar ofensivamente.


Por conta da sua experiência, Jesualdo, que está sem clube desde abril, quando deixou o Al Saad, do Catar, é a referência profissional de treinadores portugueses como José Mourinho, hoje no Tottenham, e Jorge Jesus, do Flamengo.


Assim como Jorge Sampaoli, o português tem o esquema com três atacantes como o seu preferido.

Bruno Andrade, do Jornal A Bola e do Canal 11, ambos de Portugal, afirma que, naquilo que diz respeito às questões táticas, Jesualdo "é acima da média".


"É um treinador muito equilibrado. Normalmente monta os seus times no 4-3-3 com os meias tendo bastante liberdade. Porém, sem que eles deixem de marcar. Taticamente, é acima da média. Um cara que conhece muito de questão tática. O Jorge Jesus e o Mourinho têm o Jesualdo como referência. Aliás, toda essa safra boa de treinadores portugueses pelo mundo encara o Jesualdo como referência na questão tática".


Ainda de acordo com Andrade, o português não tem as mesmas características de Sampaoli ou Jesus no que se refere à ofensividade. E, caso seja confirmado como novo treinador do Santos, terá que estudar sobre o futebol brasileiro, do qual conhece muito pouco.


"Sampaoli e Jesus buscam o ataque o tempo todo. Ele é mais conservador. Ataca quando precisa e defende da mesma maneira. Ele não conhece muito do futebol brasileiro. Conversamos recentemente e ficou claro que desconhece alguns pontos. Algo diferente do Jesus, que foi ao Brasil conhecendo bastante. Então, se for para o Santos, terá esse problema. Vai precisar se atualizar um pouco".


  Foto: Instagram/Jesualdo Ferreira

Paulo Pinto, também repórter do Jornal A Bola e que acompanhou de perto o trabalho de Jesualdo no Porto, reforça a opinião de Andrade em relação ao conhecimento tático do treinador.


"Em questões táticas, Jesualdo é diferenciado. Gosta de lançar de garotos das categorias de base. O seu esquema de jogo preferido é 4-3-3. Por ser muito bom, trabalhou no Porto, Sporting e Benfica. Isso é muito difícil. O Jesus não conseguiu. Ainda não passou pelo Porto", conta Pinto.


Ascensão do Braga


Técnico do Braga, de Portugal, de 2003 a 2006, Jesualdo foi o responsável por mudar o clube de patamar e de mentalidade. O legado deixado pelo profissional que se tornou alvo do Santos faz com que o modesto time se aproxime, cada vez mais, do popular Sporting em termos financeiros e disputas por posições na tabela do Campeonato Português.


Jesualdo não é apenas referência para os grandes treinadores do futebol português.

Entre os técnicos mais novos do país que estão espalhados pelo mundo, Nuno Espírito Santo, atual treinador do Wolverhampton, da Inglaterra, por exemplo, foi auxiliar do Jesualdo. Leonardo Jardim, do Mônaco, Sérgio Conceição, do Porto, e Abel Ferreira, do Paok, da Grécia, também o consideram uma referência.


Logo A Tribuna
Newsletter