Na estreia na Série B, Santos vai reencontrar o Paysandu após sete anos

A última vez que os times se enfrentaram foi em 2017, nas oitavas de final da Copa do Brasil, e o Peixe levou a melhor

Por: Régis Querino  -  16/04/24  -  07:21
Atualizado em 18/04/24 - 19:02
No Brasileirão 2005, o Peixe, de Deivid, goleou o Paysandu por 4 a 1 no Anacleto Campanella, em São Caetano
No Brasileirão 2005, o Peixe, de Deivid, goleou o Paysandu por 4 a 1 no Anacleto Campanella, em São Caetano   Foto: Marcelo Justo/Arquivo AT

Em seu primeiro jogo na história da Série B do Campeonato Brasileiro, neste sábado (20), às 16h30, na Vila Belmiro, o Santos vai reencontrar o Paysandu após sete anos. A última vez que o Peixe enfrentou a equipe de Belém do Pará foi em 2017, nas oitavas de final da Copa do Brasil, quando eliminou o rival com duas vitórias, em casa e no Mangueirão, na capital paraense.


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


À época, o Alvinegro era dirigido por Dorival Júnior e venceu o primeiro jogo por 2 a 0, na Vila, no dia 26 de abril, gols de Bruno Henrique e Copete. Na segunda partida, no Mangueirão, no dia 10 de maio, novo triunfo, desta vez por 3 a 1, com dois gols de Bruno Henrique e um de Kayke.


Os resultados fizeram o time avançar às quartas de final, quando, sob o comando de Levir Culpi, que substituiu o demitido Dorival Júnior, foi eliminado pelo Flamengo.


Histórico de confrontos

No histórico de confrontos entre as duas equipes, o Peixe também leva grande vantagem. Segundo dados do Acervo do Santos, em 20 partidas disputadas contra o Paysandu, o Alvinegro venceu 16, empatou duas e foi derrotado duas vezes. Foram 53 gols marcados e 16 sofridos.


O último encontro entre os dois times pelo Campeonato Brasileiro aconteceu em 2005, mas na primeira divisão nacional. No dia 24 de agosto, o Santos bateu o Paysandu por 3 a 2, no Estádio Mangueirão.


O Peixe saiu perdendo por 2 a 0, gols de Robson e Marco Aurélio, mas virou com tentos marcados por Giovanni, Geílson e Zé Elias.


Uma curiosidade sobre o confronto é que o técnico santista na ocasião era Alexandre Gallo, hoje coordenador de futebol do clube.


O Santos jogou com Saulo; Bóvio, Ávalos (Halisson), Luiz Alberto e Wendel; Zé Elias, Élton, Ricardinho e Giovanni (Flávio); Robinho e Diego (Geílson).


Campeão paraense

O Papão chega à Vila Belmiro neste sábado (20) ostentando o título do Campeonato Paraense deste ano, o 50º na história do clube. Como havia vencido o primeiro jogo contra o maior rival, o Remo, por 2 a 0, o empate em 1 a 1 no último domingo (14) garantiu a taça ao Paysandu.


Logo A Tribuna
Newsletter