Gestão Rueda é marcada por alta rotatividade entre dirigentes do futebol no Santos

Mandatário do Peixe demitiu Newton Drummond na última quinta (18)

Por: Fúlvio Feola  -  19/08/22  -  07:40
Rueda poderá ficar cuidando do futebol até o final da temporada
Rueda poderá ficar cuidando do futebol até o final da temporada   Foto: Ivan Storti/Santos FC

A gestão do presidente Andres Rueda no Santos ficou conhecida pela troca frequente de treinadores. Porém, o departamento de futebol teve muitas alterações após Rueda se tornar o mandatário do clube no dia 1 de janeiro de 2021.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios


Nesta quinta-feira (18), o executivo de futebol Newton Drummond foi demitido pelo presidente do Santos após um desentendimento entre os dois. Rueda alega ter cuidado de todas as contratações na janela de transferência de julho, enquanto Newton diz que o presidente do Peixe escutou boatos a respeito dele e de seu filho, que é empresário de futebol. Chumbinho, como era conhecido, ficou pouco mais de um mês no comando de futebol do Peixe.


Quando Andres Rueda assumiu o clube, em 2021, o executivo de esportes era Felipe Ximenes, que foi demitido ainda em janeiro. Ximenes chegou a trabalhar com Cuca na gestão de Orlando Rollo.


Quando Rueda formou seu Comitê de Gestão, José Renato Quaresma, que era membro do órgão, ficou responsável por cuidar do futebol. Quaresma teve covid-19 em julho e pediu desligamento do Comitê, alegando precisar cuidar da saúde. Porém, disse tempos depois que não tinha liberdade para cuidar do futebol.


Em maio, ainda com Quaresma no clube, o Santos contratou André Mazzuco para ser o executivo de futebol do Peixe. Ele estava no Cruzeiro e era conhecido por seu trabalho no Vasco da Gama. Jorge Andrade era o diretor de futebol que trabalhou ao lado de Mazzuco.


Com os resultados ruins em campo e os reforços não agradando, o Peixe optou por contratar em outubro do ano passado um nome conhecido do torcedor, mas sem experiência de mercado: Edu Dracena assumiu como executivo de futebol, deixando o cargo de assessor técnico do Palmeiras.


Dracena foi quem ficou mais tempo no cargo durante a gestão de Rueda, até o início de julho deste ano. Após um desgaste entre gestores e Dracena, o ex-atleta pediu demissão. Edu ficou conhecido por ter colaborado com o clima no vestiário, ajudando o time a não cair para a segunda divisão do futebol brasileiro em 2021.


O Santos contratou Newton Drummond em 13 de julho deste ano. Rueda havia tentando vários nomes antes de acertar a chegada de Chumbinho ao Alvinegro Praiano. Após muitas recusas, Newton aceitou prontamente o convite. Ele fez parte do do Internacional campeão do mundo em 2006.


Com a saída de Newton, existe a possibilidade de Andres Rueda cuidar do futebol até o final desta temporada.


Logo A Tribuna
Newsletter