Com golaço de Otero, Santos estreia no Paulista com vitória sobre o Botafogo

Venezuelano entrou no segundo tempo e decretou o triunfo na abertura da temporada

Por: Régis Querino  -  20/01/24  -  20:04
Atualizado em 08/02/24 - 18:22
O venezuelano Otero fez o primeiro gol do Peixe na temporada, garantindo a vitória
O venezuelano Otero fez o primeiro gol do Peixe na temporada, garantindo a vitória   Foto: Reprodução Twitter Santos FC

Com um golaço de Otero no segundo tempo, o “novo Santos” estreou com vitória no Paulistão, ao derrotar o Botafogo por 1 a 0 na noite deste sábado (20), no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, em Ribeirão Preto.


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


Com a vitória, o Peixe lidera momentaneamente o Grupo A, com 3 pontos. Ituano e Portuguesa de Desportos, da mesma chave, ainda não estrearam no Estadual. Já o Santo André, último integrante do grupo, perdeu para o São Paulo por 3 a 1.


O Santos volta a campo nesta quinta (25), às 19h30, contra a Ponte Preta, no primeiro jogo do ano na Vila Belmiro, pela segunda rodada do Estadual


O jogo

O Botafogo começou pressionando e tentando acuar o Santos em seu campo de defesa. O gramado ruim prejudicava o toque de bola santista, que buscava as jogadas de velocidade com Pedrinho na direita e Guilherme pela esquerda.


Aos 20, Giuliano lançou Pedrinho, que arrancou sozinho, mas adiantou demais a bola e bateu por cima do gol, na saída do goleiro João Carlos, desperdiçando grande chance de abrir o placar.


O time de Ribeirão chegava com perigo pela esquerda e assustou aos 27, num chute de fora da área de Alex Sandro, que passou perto do travessão.


O Peixe teve nova chance aos 37. Em outra assistência de Giuliano, desta vez para Guilherme, que arrancou pela esquerda, invadiu a área, mas bateu fraco, nas mãos de João Carlos.


Aos 40, Guilherme apareceu de novo próximo ao gol, após lançamento de João Schmidt. O atacante dominou e tentou driblar o goleiro, mas João Carlos foi preciso e ficou com a bola.


Sempre pela esquerda, o Botafogo perdeu duas oportunidades no final da etapa. Aos 40, Douglas Baggio cruzou e Leandro Pereira desviou, perto da trave direita. Aos 42, Jean cruzou e a bola passou por Leandro e Alex Sandro, que não conseguiram tocar para o gol.


Segundo tempo

O Peixe voltou sem alterações para a etapa final, em que oBotafogo quase abriu o placar aos 4 minutos. Jean cruzou e a bola desviada em Joaquim quase ‘matou’ João Paulo, saindo rente ao poste esquerdo. Na cobrança de escanteio fechada, o goleiro santista es esticou para tirar o perigo.


Aos 9, Julio Furch teve a primeira e última chance de marcar, após cabeçada para defesa segura de João Carlos. Ele sairia minutos depois para a entrada de Willian Bigode. Otero também entrou em lugar de Pedrinho.


Aos 13, Matheus Barbosa quase marcou para o Botafogo, mas o tiro saiu muito perto do travessão. A resposta alvinegra veio aos 17, numa bomba de Aderlan de fora da área que João Carlos rebateu. O goleiro do Botafogo também apareceu bem aos 20, em cabeçada de Pituca. Aos 24 foi a vez de João Paulo sair nos pés de Emerson Ramon e evitar a chegada do Botafogo.


Aos 25,, Giuliano intercepta saída de bola do Botafogo e mete lançamento milimétrico para Otero. O venezuelano mata no peito, gira e fuzila o goleiro João Carlos. Na empolgação, ele levou cartão amarelo ao comemorar tirando a camisa.


Com a vantagem, o técnico Fábio Carille aproveitou para fazer mais mudanças. Entraram Cazares e Hayner em lugar, respectivamente, de Giuliano e Aderlan.


O Botafogo foi à frente em busca do empate, enquanto o Santos aproveitava os espaços para tentar ampliar em rápidos contra-ataques. Acionado, Guilherme chegava sempre com perigo pela esquerda, mas faltava capricho na conclusão das jogadas.


O time de Ribeirão Preto quase empatou em dois lances no final do jogo. Aos 45, Toró dominou dentro da área e bateu cruzado, mas a bola passou raspando a trave esquerda. Aos 47, Jean mandou uma bomba de fora da área, mas João Paulo fez grande defesa, evitando o empate.


Segurando a pressão, o Peixe garantiu o resultado e a largada com o pé direito na temporada.


Logo A Tribuna
Newsletter