No Dia da Mulher, paratleta cadeirante Vanessa Cristina é campeã da Maratona de Los Angeles

Santista percorreu os 42 km de prova em 1h59min50s. Ela ainda concorre ao prêmio de Atleta do Mês do Comitê Paralímpico das Américas

Por: Por ATribuna.com.br  -  09/03/20  -  13:59
Vanessa Cristina está tentando conquistar uma vaga para a Tóquio-2020
Vanessa Cristina está tentando conquistar uma vaga para a Tóquio-2020   Foto: Divulgação/Los Angeles Marathon

A paratleta santista Vanessa Cristina, de 30 anos, não cansa de subir ao pódio em maratonas internacionais. Na de Los Angeles, neste domingo (8), Dia Internacional da Mulher, ela mostrou a força feminina no paratletismo e sagrou-se campeã pela segunda vez consecutiva de uma prova de longa distância, ao percorrer os 42 km em 1h59min50s.


Na batalha para conquistar uma vaga para representar a seleção brasileira nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, Vanessa Cristina, que compete pela classe T54, tem disputado maratonas pelo mundo. Antes da de Los Angeles, ela correu a de Sevilha, na qual também ficou em primeiro lugar.


No entanto, ela ainda continua na luta para bater o índice para poder ir a Tóquio-2020. Na Espanha, a santista ultrapassou 37 segundos de carimbar o passaporte para o Japão. Já nos Estados Unidos, seu tempo foi quase 20 minutos maior.


Paratleta da equipe Fast Wheels/Santos/Unimes, Vanessa Cristina tem até maio para conseguir se classificar para os Jogos Paralímpicos deste ano. Ao todo, o Brasil tem direito a 36 vagas para o paratletismo. A baiana Edneusa Dorta, da classe T12, já ocupa uma na maratona. Pela frente, a santista tem, ainda, as maratonas de Boston e Londres. 


Melhor atleta das Américas


Por conta de seus desempenho no paratletismo em fevereiro, Vanessa Cristina está concorrendo ao prêmio de Atleta do Mês do Comitê Paralímpico das Américas. A santista, que teve a perna amputada em 2014, após um acidente de moto, está entre as cinco finalistas.


A votação é aberta ao público e segue até sexta-feira (13). Ela compete com o guatemalense Gersson Mejía, do parataekwondo, o salvadorenho Herbert Aceituno, do halterofilismo, o americano Joe Pleban, do snowboard, e a chilena María Antonieta Ortiz, do levantamento de peso.


Para votar, basta acessar o site do Comitê Paralímpico das Américas.


Logo A Tribuna
Newsletter