Após conclusão da 70ª Santos-Rio, campeão brasileiro será definido no 51º Circuito Rio de Regatas

Evento organizado pelo Iate Clube do Rio de Janeiro vai até o feriado de segunda-feira (2)

Por: Por ATribuna.com.br  -  29/10/20  -  19:18
O evento terá regatas diárias até a decisão que será no feriado da segunda-feira (2)
O evento terá regatas diárias até a decisão que será no feriado da segunda-feira (2)   Foto: Aline Bassi/Balaio de Ideias

Após a conclusão da 70ª edição do Santos-Rio, a 51ª edição do Circuito Rio de regatas, que, neste ano, será o Campeonato Brasileiro da classe ORC da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano.


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O evento terá regatas diárias até a decisão que será no feriado da segunda-feira (2). Ao todo serão quatro regatas. Na sexta-feira (30) será a regata Victor Demaison, a partir das 11h. No sábado (31), domingo (1º) e na segunda, haverá uma regata por dia partir das 13h. 


Até o momento são 32 barcos, mas a expectativa é acima de 40 veleiros na raia com inscrições ainda abertas nas classes ORC, IRC, BRA-RGS e BRA-RGS Clássicos. O barco santista Inaê 40 Transbrasa, comandado por Bayard Neto, terá presença durante algumas das quatro regatas de Torben Grael, bicampeão Olímpico.


Entre os principais destaques já inscritos haverá o veleiro Ventaneiro 3, campeão da 70ª edição da Santos-Rio que bateu recorde com 68 barcos. O veleiro vai buscar dar sequência ao bom desempenho em busca do título Brasileiro na ORC e terá como rivais o atual campeão Brasileiro em Búzios (RJ) ano passado, o veleiro Crioula 29, baseado no ICRJ e no Veleiros do Sul, em Porto Alegre (RS).O Crioula tem o velejador olímpico Samuel Albrecht na disputa. 


O Vice-campeão da Santos-Rio, o Xamã Red Noose, de Ilhabela (SP), também vai em  busca de um degrau acima no pódio. O barco é comandado por Sérgio Klepacz. 


O Rudá/Blue Seal, com Mario Martinez, terceiro lugar na 70ª Santos-Rio, vai brigar pelo título nacional. Fita Azul na Santos-Rio, o carioca Sorsa III, de Celso Quintella, também estão na disputa do caneco.


Barcos com atletas dos projetos sociais Grael e Navega SP disputam competição


Após a experiência na 70ª Santos-Rio, os barcos Bravo, de São Paulo, e o Sexta-Feira, de Niterói (RJ), vão disputar o 51º Circuito Rio. O Bravo virá com dois representantes de projetos sociais de vela, o Grael e o Navega SP. O veleiro completou a Santos-Rio, uma das mais difíceis da história: "Foi dureza pra gente, mais dura da minha vida. Nunca tinha pego uma Santos-Rio tão braba. Chegamos bem, mas tivemos que deixar o espírito de competição de lado e partimos só para questão de sobrevivência para bater a meta de cruzar a linha de chegada com saúde e o barco inteiro", disse Alex Sandro, morador de comunidade carente, filho de empregada doméstica e despachante rodoviário, que conheceu o projeto Grael quando adolescente. 


O veleiro Sexta-Feira irá na classe BRA-RGS com veleiro somente com atletas do projeto Grael. O barco vai tentar dar a volta por cima. Na 70ª Santos-Rio não conseguiu largar por problemas e desistiu da disputa.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter