Vicentino vai disputar a Copa do Mundo de futebol para jovens carentes

João Lucas do Amaral, de 21 anos, conquistou vaga para o Mundial de futebol social, no País de Gales

Por: De A Tribuna On-line  -  24/07/19  -  16:21

O vicentino João Lucas do Amaral, de 21 anos, irá disputar a Copa do Mundo de Futebol Social (Homeless World Cup), no País de Gales. O torneio será jogado entre os dias 27 de julho e 3 de agosto, em Cardiff.


A competição é destinada a jovens de comunidades carentes de todo o mundo. João Lucas é morador da Vila Margarida, em São Vicente, e conquistou a tão sonhada vaga para o Mundial no mês passado.


"No dia em que eu soube da convocação, o meu técnico me ligou, mas eu deixei o celular em casa. Assim que eu voltei, vi a ligação e retornei o mais rápido possível. Quando recebi a notícia, fiquei muito feliz, contei pra minha família. Não acreditei no que estava acontecendo", disse o jogador.


João Lucas foi convocado através da Etapa Baixada Santista do Circuito Futebol Social. Além dela, foram realizadas seletivas para a seleção brasileira em todo o país. Mais de 2000 jovens foram avaliados este ano.


Copa do Mundo de Futebol Social


O mundial reúne jogadores com idades de 16 a 21 anos de comunidades carentes, com o objetivo de desenvolver os atletas e gerar oportunidades. O campeonato segue algumas regras específicas, como cada time ser formado por oito jogadores (quatro titulares e quatro reservas), substituições serem livres e jogos com dois tempos de 7 minutos cada.


A quadra possui 22 por 16 metros, e as proteções laterais de 1,10 metros. Já a área de gol é um semicírculo de 4 metros de raio. As balizas medem 4 metros de largura e 1,30 metro de altura.


O time vencedor ganha três pontos, e o perdedor não pontua. Em caso de empate, há disputa alternada de pênaltis, com dois pontos para ganhador e um para a equipe que perder.


Além do título, outra premiação incentivada pelo torneio é de fair play, destinado ao time que demonstrar espirito de jogo.


O futebol social tem regras peculiares
O futebol social tem regras peculiares   Foto: Divulgação/Prefeitura de São Vicente

Logo A Tribuna
Newsletter