Mirando os Jogos Pan-Americanos, surfistas de Guarujá treinam em Punta Rocas

Campeões mundiais de SUP wave, Nicole Pacelli e Luiz Diniz estão em Lima, no Peru, se preparando para a competição

Por: De A Tribuna On-line  -  05/07/19  -  16:47
  Foto: Carmelo Seabra

Campeões mundiais de stand up paddle (SUP) wave, os guarujaenses Nicole Pacelli e Luiz Diniz estão com o Time Brasil em Punta Rocas, praia que receberá as disputas de surf, longboard e SUP race e wave durante os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. Lá, eles estão se preparando para buscar medalhas inéditas na competição, que será disputada entre o final deste mês e agosto.


Na preparação, os atletas estão vivenciando condições tanto climáticas quanto de ondas bem semelhantes às que enfrentarão durante as disputas, que valem como a primeira eliminatória para os Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio, na categoria surf. Eles, inclusive, estão acompanhados do técnico guarujaense Carmelo Seabra.


Dos oito representantes brasileiros escalados para o Pan, seis estão em Punta Rocas, com a viagem de seis dias com recursos do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) por intermédio da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf). Além de Luiz e Nicole, Karol Ribeiro, do surf, Wenderson Biludo, do longboard (pranchões), e Lena Guimarães Ribeiro e Vinnicius Martins, do SUP Race, já estão reunidos e treinando num dos picos mais famosos da América do Sul, no Oceano Pacífico. 


O presidente da CBSurf, Adalvo Argolo, ressaltou que a seleção brasileira é forte, conta com atletas com conquistas mundiais e todos com experiência em Punta Rocas, onde as vagas foram definidas no PASA Games, em dezembro. Os atletas são unânimes no benefício da preparação na sede das disputas, há poucos dias do início do evento. 


É o caso de Nicole, campeã mundial tanto pela International Surfing Association (ISA) quanto pela APP World Tour, em 2013. "Essa viagem está sendo muito importante para o meu desempenho no Pan. Punta Rocas é uma onda bem difícil de ler e de se posicionar. E a melhor forma de entender é estar dentro d’água", disse a guarujaense.


"Estamos conseguindo surfar tranquilos e sem crowd, o que será muito difícil perto do campeonato. Meu objetivo é conseguir uma medalha para o Brasil. Esse vai ser o maior evento da história do SUP até agora e fico honrada de poder representar nosso País. Fico feliz em fazer parte dessa história e de representar o Brasil em uma competição dessa importância", complementou.


Também duas vezes campeão mundial, ambas pela ISA, na Dinamarca e na China, Luiz Diniz é outro forte candidato ao ouro e também fala da satisfação de poder treinar na onda do Pan.


"Estou vivendo um sonho em participar dos Jogos Pan-Americanos. Desde quando consegui a minha vaga, já comecei a me empenhar e treinar forte para fazer uma ótima campanha e, quando a CBSurf e o COB nos comunicaram sobre a viagem para o treinamento no pico da competição, fiquei super feliz, pois trabalhamos com o oceano e é algo super complexo e difícil de entender e posso me adaptar com as condições", comentou Bolinha, como também é conhecido o atleta do litoral paulista.


Logo A Tribuna
Newsletter