Carateca santista é vice-campeão no México e obtém vaga no Mundial

Matheus Bortolomasi conquista prata em Monterrey e garante lugar no Chile

Por: Da Redação  -  01/10/19  -  16:59
Matheus Bortolomasi começou nas competições há apenas 4 anos
Matheus Bortolomasi começou nas competições há apenas 4 anos   Foto: Reprodução/Facebook

Integrante da equipe Resistência/Unisanta/HomeLife/Fupes, o lutador Matheus Bortolomasi sagrou-se vice-campeão da Youth League de Caratê, disputada em Monterrey, no México, no último domingo, e classificou-se para o Campeonato Mundial.


Com o resultado, o atleta está em primeiro lugar no ranking nacional e no top 5 mundial da categoria cadete kumite -70 kg.


Em solo mexicano, o atleta venceu três das quatro lutas que disputou, perdendo somente a final. Seus próximos desafios serão a disputa da final do Campeonato Brasileiro, em Uberlândia, de 10 a 13 de outubro, e o Mundial, no Chile, de 25 a 27 de outubro.


Vice-campeão pan-americano, Matheus iniciou no esporte na escolinha de caratê da Unisanta, aos 6 anos de idade, com o treinador Paulo Bartolo.


"Ele não era o que tinha mais habilidade no grupo, mas era o que mostrav amais seriedade e determinação. Logo o apelidei de Champ (campeão em inglês) porque via nele as características necessárias para ser campeão", explica Bartolo.


Preparação


Ainda de acordo com o relato do treinador, Matheus foi preservado das competições oficiais até os 11 anos de idade, enquanto se preparava física e mentalmente para os principais desafios.


"A partir daí, começou a competir sério e foi somando experiências entre vitórias e derrotas. Hoje é o número 1 do ranking com 15 anos, está entre os cinco melhores do mundo e vai disputar o seu primeiro mundial no fim do mês", afirma Paulo Bartolo.


Logo A Tribuna
Newsletter