Polícia Militar e Guardas Civis Municipais garantem a segurança da votação na Baixada Santista

Cerca de 2,5 mil policiais militares farão o policiamento na região e no Vale do Ribeira

Por: ATribuna.com.br  -  30/10/22  -  07:00
Atualizado em 30/10/22 - 22:26
Policiamento será reforçado na região durante a votação do segundo turno das eleições
Policiamento será reforçado na região durante a votação do segundo turno das eleições   Foto: Matheus Tagé/AT

O segundo turno das eleições, neste domingo (30), vai mobilizar cerca de 2,5 mil policiais militares, que farão a segurança nas 24 cidades da Baixada Santista e do Vale do Ribeira, de acordo com o Comando de Policiamento do Interior Seis (CPI-6) da Polícia Militar (PM). O efetivo policial começou a trabalhar no sábado (29), de acordo com o Centro de Comunicação da PM de São Paulo.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O trabalho dos policiais inclui “a segurança das urnas, a realização das escoltas aos locais de votação, o policiamento no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e dos seus cartórios, bem como dos locais de votação, justificação e apuração, e de todos os funcionários da Justiça Eleitoral envolvidos, os juízes eleitorais e os chefes de cartório”, segundo nota do Centro de Comunicação da PM.


Em entrevista à TV Tribuna, o comandante da Polícia Militar de Santos, tenente coronel Alexandre da Silva, disse que a operação vai seguir o mesmo planejamento do primeiro turno. “A cobertura dos policiais militares tem início no sábado, com a distribuição das urnas nos locais de votação, que, em Santos, são 117 nos três cartórios eleitorais. Para a gente vencer esse desafio, estamos com 100% do efetivo trabalhando nessa operação”.


Para contar com todos os agentes, a PM suspendeu afastamentos regulamentares, como férias e licenças-prêmio. Em todo o Estado, cerca de 60 mil policiais militares, oito mil viaturas e 13 aeronaves participarão da segurança durante o pleito, com efetivos do Comando de Policiamento de Choque, Ambiental, de Trânsito Urbano, Rodoviário, de Aviação, do Corpo de Bombeiros, da Capital, da Região Metropolitana e do Interior, além de todos os escalões administrativos.


O aparato, segundo a PM, tem o “objetivo de possibilitar o exercício da cidadania através do voto”.


Apoio das Guardas Civis

Além da Polícia Militar, as Guardas Civis das cidades da Baixada Santista darão suporte às ações dos policiais militares durante a votação no segundo turno. Em Cubatão, os agentes municipais atuarão na vigilância dos espaços públicos e na escolta das urnas durante a apuração dos votos.


A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarujá vai atuar na segurança durante a distribuição das urnas nos locais de votação, além de prestar apoio à PM, enquanto as equipes da GCM de Bertioga farão a segurança no lado externo dos locais de votação.


Segundo a Prefeitura de Praia Grande, o Centro Integrado de Controle e Operações Especiais faz rondas virtuais (por meio de câmeras) desde sábado, assim como o patrulhamento da GCM nas escolas que serão usadas como locais de votação. No domingo, os agentes estarão nessas escolas, das 7h às 19h.


Em Mongaguá e Santos, as GCMs também atuarão no monitoramento dos colégios eleitorais da Cidade, dando suporte à PM. Em Itanhaém, a Guarda Municipal “atuará diretamente, inclusive efetuando a guarda das urnas nas escolas, com reforços do efetivo nos locais de votação e nas ruas, através do patrulhamento motorizado”, de acordo com a Prefeitura.


O efetivo da Guarda Civil de Peruíbe será o mesmo do primeiro turno. As escolas que serão usadas como locais de votação e contam com o sistema de monitoramento serão acompanhadas pelas equipes e um policial militar, conforme acordado em reunião com o comandante da companhia da Cidade.


Por fim, a Secretaria de Desenvolvimento e Organização Social de São Vicente informou que a Guarda Civil Municipal reforçará a segurança na Cidade no segundo turno das eleições com patrulhamento preventivo. Os munícipes podem acionar a GCM através do número 153.


Logo A Tribuna
Newsletter