Votos brancos, nulos e dos adversários: Veja o que Kayo e Solange precisam para vencer em SV

Para o cientista político Fernando Wagner Chagas, a disputa será acirrada entre ambos; confira opiniões de especialistas

Por: Nathália de Alcantara  -  17/11/20  -  15:20
Os dois candidatos disputam o segundo turno em São Vicente no dia 29
Os dois candidatos disputam o segundo turno em São Vicente no dia 29   Foto: AT

Mal terminou a apuração dos votos do primeiro turno, que aconteceu no domingo, e já começou ontem mesmo a corrida para o segundo turno em São Vicente. Para especialistas, é hora de Solange Freitas (PSDB) e Kayo Amado (Pode), candidatos à Prefeitura, fisgarem votos de outros candidatos, além dos brancos, nulos e ausentes.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!


Para o cientista político Fernando Wagner Chagas, a disputa será acirrada entre ambos. “Ainda é cedo para fazer uma avaliação, mas São Vicente não tem um favorito”.


Ele avalia que 60% dos votos do prefeito Pedro Gouvêa (MDB), que ficou em terceiro lugar, devem ir para Solange. “De forma gera, isso dependerá do desempenho dos candidatos no próximos 15 dias em debates, na campanha de rua e no trabalho de convencimento de quem ficou órfão do atual governo”.


Segundo o cientista político Fernando Souza, é esperado um índice maior de abstenção no segundo turno, já que não se vota para vereador, e isso poderá prejudicar Solange.


“O interesse de votar sempre diminui na segunda etapa e isso é algo que ela deve ter em mente”.


Candidatos


Segundo Solange Freitas,  já estão sendo marcadas reuniões com outros candidatos, vereadores eleitos e quem trabalhava em outras campanhas.


“Temos conversado muito sobre quais apoios vamos trazer. Tem de ser na mesma linha de trabalho que a gente, na mesma forma de pensar e agir e pensar e agir”.


Para ela, o foco agora será mostrar como executar suas propostas e destacar a importância do Governo do Estado ser do mesmo partido.


“Estou tendo todo o apoio para fazer São Vicente crescer”, diz Solange.


Já Kayo Amado explica que falará para a cidade que se preparou para ser prefeito e tem um plano de governo feito com a visão de muitos especialistas.


“Temos o melhor projeto e nos preparamos melhor. Nossa candidatura é focada em São Vicente e convido para que conheçam nossos projetos, nossa história”.


Ao contrário da adversária, ele diz que não tem conversado com os candidatos que disputaram o primeiro turno. “As eleições aconteceram ontem (domingo). Não tem qualquer conversa no sentido de apoio por enquanto”, explica Kayo.


Votação


Pela primeira vez em sua história, São Vicente terá segundo turno na disputa pela Prefeitura. Solange  teve 41,47% dos votos válidos e ele 33,95%, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Pedro Gouvêa teve 18,85% dos votos. Essa é a segunda eleição consecutiva em que um prefeito não é reeleito na Cidade. Em 2016, o então prefeito Luis Claudio Bili não concorreu à Prefeitura.


Logo A Tribuna
Newsletter