Urbanização de favelas é prioridade dos candidatos à prefeitura de Cubatão

Pleiteantes ao Executivo cubatense apresentam as propostas para a habitação

Por: Rafael Henrique  -  02/11/20  -  19:51
Ao todo, 3.200 moradores da Vila Esperança serão beneficiados
Ao todo, 3.200 moradores da Vila Esperança serão beneficiados   Foto: Rogério Soares/AT

Uma em cada oito famílias de Cubatão vive em submoradias, apontam estimativas oficiais do Poder Público local. Isso significa um déficit superior a 15 mil unidades habitacionais apenas para urbanizar as favelas que rodeiam a cidade, dotada do maior Produto Interno Bruto (PIB, que é a riqueza gerada em uma localidade) per capita (por pessoa) da região. 


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O cenário ilustra a triste acunha de pobre cidade rica, no qual os valores gerados com as atividades industrias não são revertidas em benefício dos cubatenses, Outro problema crônico em Cubatão é a falta de urbanização e regularização fundiária no bairros periféricos.


Problemas que precisam começar a serem sanados pelo próximo ocupante do Executivo local. Além de buscar parcerias com Estado e União para  construção de novas casas, o gestor deverá realizar um planejamento urbano para as comunidades.


Entre as propostas dos candidatos estão a urbanização da Vila dos Pescadores e da Vila Esperança, investir no saneamento básico nos bairros, mapear as pessoas que moram nas comunidades em submoradias para criar uma política pública de habitação social e organizar as associações de bairro para buscar financiamentos estaduais e federais; confira.


Propostas


Ademário Oliveira (PSDB)


Viabilizar construções de casas por meio de parceria público privada; implantar infraestrutura nos bairros periféricos; urbanizar Vila dos Pescadores e Vila Esperança.


Doda (PROS)


Buscar recursos com o governo federal e estadual para melhorar a questão urbana dos bairros periféricos; implantar saneamento básico e infraestrutura nas comunidades; construir moradias populares através de mutirões.


Fábio Mello (PSOL)


Reurbanizar as comunidades; investir em saneamento básico nos bairros periféricos; organizar as associações de bairro para buscar financiamentos estaduais e federais.


José Hilário (PTC)


Dar critérios para as pessoas ocuparem o plano municipal; implantar a política municipal; conter invasões; reestruturar os bairros periféricos.


Kadu (PMN)


Mapear pessoas que moram nas comunidades; planejar a melhor forma para adequar o bairro com submoradia; urbanizar alguns bairros.


Paula Ravanelli (PT)


Realizar o planejamento urbano nas comunidades; criar um programa de regularização fundiária.


Pedro de Sá (PTB)


Realizar intervenções para melhorar a habitação dentro das comunidades; criar na área urbana áreas de interesses de verticalização; ampliar o número de unidades oferecidas a quem paga aluguel.


Toninho Vieira (PP)


Investir no saneamento básico nos bairros; construir escolas nos bairros periféricos; urbanizar as comunidades.


Wagner Moura (Republicanos)


Realizar uma parceria para ajudar as pessoas a pagarem o CDHU; urbanizar os bairros periféricos; criar um novo acesso à Vila Esperança.


Logo A Tribuna
Newsletter