São Vicente ‘perde’ 81 candidatos à Câmara em comparação à última eleição

Este ano, 358 concorrem às 15 cadeiras do Legislativo; apenas 1 da atual gestão não tenta reeleição

Por: Isabel Franson  -  08/10/20  -  16:36
Câmara promove audiência pública sobre lei de uso e ocupação de solo na Área Continental.
Câmara promove audiência pública sobre lei de uso e ocupação de solo na Área Continental.   Foto: Luigi Bongiovanni/ AT

Dos atuais vereadores na câmara de São Vicente, apenas um optou por não concorrer à reeleição ao legislativo: Roberto Rocha (PROS), que não lançou candidatura para as Eleições 2020. Desta vez, o papel do político é o de comparecer às urnas, assim como os demais 252.145 vicentinos aptos a votar no município.


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Comparado ao número de candidatos ao Legislativo em 2016, a lista agora está 18,45% menor. Este ano, as 15 cadeiras serão disputadas por 358 nomes, o que quer dizer que cerca de 4% dos concorrentes conseguirão entrar. A relação, de quase 24 candidatos por vaga, é a mesma proporção dos vestibulandos pelo curso de Direito na USP, por exemplo.


Perfil


Maioria - 69% dos candidatos são homens - numa cidade em que 135,2 mil dos votantes (53,6%) são mulheres. Também há divergências de faixa etária, já que a maior fatia do eleitorado vicentino (27,1 mil) tem entre 35 e 39 anos. E a maior oferta de candidatos é dez anos mais velha: 17,9% estão entre os 45 e 49.


Quanto a grau de instrução, 40,1% dos candidatos possuem Ensino Médio completo e 37,4% Superior completo. Mais de 55% declaram-se brancos, seguidos por 28% pardos e 17% pretos.


Entre as profissões mais comuns, 10% são comerciantes, 5% empresários, outros 5% servidores públicos, 4% aposentados, 3,5% advogados e 2,4% pedagogos.


Mais e menos nomes na disputa


Com 24 inscritos, Podemos lidera em número de candidaturas à Câmara vicentina. Seguido por PSD, PSDB, PSB e Republicanos, com 23. Dentre o grupo, apenas o último não lançou concorrentes à Prefeitura.


Representados por Kayo Amado, Luiz Carlos Gianelli, Solange Freitas e respectivamente, Podemos, PSD e PSDB torcem por maioria na Câmara para um governo favorável. Já o PSB tenta a reeleição com a vice Professora Lurdinha, da atual gestão Pedro Gouveia (MDB).


Já no fim da tabela, PC do B tem cinco candidatos ao Legislativo e PTC, seis. Bancando os nomes de Luis Claudio Bili e Tenente Marcio André da Silva, o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) não cadastra nenhum nome para disputar a Câmara. Assim como o PSOL, cujo único nome na cidade foi Rui Elizeu, como vice da candidata do PT.


Logo A Tribuna
Newsletter