Pesquisa do IPAT aponta que Válter Suman mantém vantagem em Guarujá

Candidato à reeleição deverá vencer o pleito para a Prefeitura de Guarujá no 1o turno. Ele tem 4,5 vezes a soma dos votos dos demais

Por: Rafael Motta  -  11/11/20  -  10:42
Válter Suman confirmou que vetou o projeto de lei na manhã desta quinta-feira
Válter Suman confirmou que vetou o projeto de lei na manhã desta quinta-feira   Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarujá

A eleição para a Prefeitura de Guarujá deverá estar decidida no domingo, sem necessidade de segundo turno. O candidato à reeleição, Válter Suman (PSB), teve 4,5 vezes a soma das intenções de voto dos adversários no mais recente levantamento do Instituto de Pesquisas A Tribuna (IPAT), feito no sábado.
Suman praticamente manteve os números da pesquisa anterior, no mês passado: passou de 57,7% para 58,4% das intenções de voto na pesquisa estimulada, na qual se apresenta aos eleitores um disco com os nomes dos concorrentes.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!


A exemplo dele, todos os concorrentes tiveram variações dentro da margem de erro, de 3,8 pontos percentuais, e estão empatados. Pela ordem, Miguel Calmon (PRTB) obteve 3,8%; Dedé do Adélia (DEM), 3,5%; Magaiver (Pode), 2,3%; Rodrigo Barboza (republicanos), 1%; a seguir, com 0,5%, estão André Guerato (PSDB), Luciana Salituri (Patri), Valter Batista (PSOL) e Sérgio Zagarino (DC).


Giovani Vassopoli (Rede), que constava na relação de candidatos, mas desistiu da disputa, foi citado por 0,3%. Houve, ainda, 14,9% de indecisos, 6,2% que não votariam em nenhum dos postulantes e 7,3% que declararam a intenção de votar nulo ou em branco.


Esta foi a terceira rodada de pesquisas feita em Guarujá. As anteriores ocorreram em 14 de setembro e 16 de outubro. O IPAT ouviu 600 entrevistados, com nível de confiança dos resultados de 95%, de acordo com a metodologia usada no levantamento. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número de identificação SP-00790/2020.


Votos válidos


Quando se consideram os votos válidos, vê-se a dimensão da vantagem de Válter Suman para os demais. Excluídos votos em branco, nulos e eleitores indecisos, o candidato do PSB alcançou 81,7%. O mais próximo, Miguel Calmon, chegou a 5,9% (veja os números completos no gráfico).


O coordenador do IPAT, Alcindo Gonçalves, entende que o resultado reflete a aprovação do governo, verificada na primeira pesquisa. Na ocasião, 75,9% disseram aprovar a administração, ante 17,8% que a desaprovaram e 6,4% que não souberam avaliar a gestão.


O cientista político julga uma reviravolta improvável, pois o número de indecisos na pesquisa espontânea não chega a 15%, “e nem todos eles se decidiriam por um só candidato”.


Espontânea


No levantamento espontâneo, sem indicação de nomes, Suman recebeu 47,2% das indicações. Os indecisos eram 35,8%, e votariam em ninguém, em branco ou nulo 8%.


Logo A Tribuna
Newsletter