Guarujá oferece opções para esportes, mas falha em projetar atletas

Ativo no futebol de várzea, olheiro banca do próprio bolso condições de treino para talentos

Por: Isabel Franson  -  20/10/20  -  00:21
Marquinhos acredita que o esporte é o caminho para os jovens
Marquinhos acredita que o esporte é o caminho para os jovens   Foto: Arquivo Pessoal

Com nada além de sua bicicleta, o olheiro Marcos dos Santos roda os bairros mais pobres de Guarujá numa missão pessoal: encontrar e destacar atletas dos campos de várzea para o futebol profissional.


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços! 


O ex-atleta, que já tentou careira no esporte, há 30 anos assumiu como hobby o desafio de encontrar e projetar jovens da cidade para melhores oportunidades. “Além do Santos Futebol Clube, já emplaquei garotos na base do Corinthians, Flamengo, Cruzeiro e tantos outros”.


Vendo resultado na iniciativa, Marcos fundou a própria associação, “Pérola do Atlântico”, onde treina, sem cobrar qualquer taxa, 150 crianças e adolescentes de Guarujá. “As aulas são gratuitas, os equipamentos a gente se vira pra conseguir. Dependemos da simpatia de muita gente e, de vez em quando, os pais fazem rifa. Mas não dá pra botar fé no Poder Público, não, de que alguém quer dar atenção a esses meninos”.


Até alguns dos atletas revelados por Marcos contribuem para sustentar o projeto. “Eles valorizam a chance que receberam e tentam devolver para a molecada. De qualquer forma, é difícil ficar pedindo doações sem contar com algo fixo”.


O morador reconhece o desenvolvimento de Guarujá na variedade de modalidades ofertadas, mas sente falta de mais oportunidades para conversar com o Município sobre as necessidades da juventude carente. “Existem ginásios comunitários, que antes da pandemia tinham oficinas para crianças e até idosos. Pena que é superficial, porque apoio mesmo ao esporte de carreira não existe. Por isso que muitas ONGs acabam abraçando esse papel. A gente tira os pequenos das ruas, do crime... Abre as portas no esporte... Só que nosso braço é curto, não temos acesso a empresas, a patrocinadores. Cabe à Prefeitura, se tiver interesse em investir nos seus talentos, pelo menos criar convênios com instituições para apadrinhar os meninos”.


Oportunidades pela cidade


Excetuando ao momento de pandemia, a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer oferece, em média, 1.200 vagas para a prática gratuita de esportes na cidade, além das opções nos Centros de Atividades Educacionais Comunitárias (CAECs).


São atividades como ginástica, alongamento, funcional, futsal, futevôlei, yoga, surf, basquete, handebol, entre outros. Segundo a Administração, também foram criadas sete academias ao ar livre, nos bairros Vila Alice, Astúrias, Vila Zilda, Pae Cará, Vila Áurea, Morrinhos e Enseada.


Quanto ao incentivo, a Prefeitura explica que acontece pelo Programa Municipal de Incentivo Fiscal de Apoio ao Esporte (Promifae), à exemplo da Associação de Vôlei de Guarujá e a Fundação Settaport. No último ano, a Cidade fez uma parceria com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ), por meio do Projeto 100% Esporte Para Todos, criando duas novas quadras de grama sintética, na Rua Tocantins S/N°, Perequê, e a outra na Rua São Salvador S/N°, Jardim Esplanada do Castelo.


Endereços:


Ginásio Tejereba - Rua Silvio Daige s/n° - Enseada


Centro Esportivo S. Cruz dos Navegantes - Estrada de S. Cruz dos Navegantes, s/nº - Santa Cruz dos Navegantes


CAEC Ver. André Luiz Gonzalez - Travessa 268 – Quadra 77 – Morrinhos II


CAEC Cornélio C. Pacheco - Rua do Bosque, s/nº – Bairro Maré Mansa – Perequê


CAEC Cap. Dante Sinópoli - Alameda Dracena, nº 513 – Vila Áurea Vicente de Carvalho –


CAEC Isabel Ortega de Souza - Av. Manoel da Cruz Michael, nº 333 – Bairro Santa Rosa


CAEC João Paulo II - Engº Silvio Fernandes Lopes, nº 281, Pae Cará Vicente de Carvalho


CAEC Profª Márcia Regina dos Santos - Av. Mário Daige, nº 1440 – Jd. Boa Esperança Vicente de Carvalho


CAEC Prof. Carlos César Fernandes Garcia - Rua Iracema, s/nº – Parque Enseada


Logo A Tribuna
Newsletter