Candidato à reeleição, Válter Suman amplia vantagem em Guarujá

Segundo levantamento do Instituto de Pesquisas A Tribuna traz atual prefeito com 57,7%, contra 47% do apurado em setembro

Por: Maurício Martins  -  20/10/20  -  11:18
Se a eleição fosse hoje, Suman seria reeleito no primeiro turno
Se a eleição fosse hoje, Suman seria reeleito no primeiro turno   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

O prefeito de Guarujá, Válter Suman (PSB), ampliou a vantagem sobre os demais candidatos e pode ser reeleito no primeiro turno. Levantamento do Instituto de Pesquisas A Tribuna (IPAT) mostra que, a menos de um mês da eleição (15 de novembro), o socialista tem 57,7% da preferência dos eleitores da Cidade. Na sondagem divulgada em 18 de setembro, Suman já estava na liderança, mas com 47%. Ou seja, aumento superior a 10 pontos percentuais.  


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Os outros nove candidatos ficaram num bloco muito abaixo de Suman, todos empatados tecnicamente dentro da margem de erro.  Miguel Calmon (PRTB) aparece com 2,2%; Dedé do Adélia (DEM) e Magaiver (Pode) têm 2% cada; André Guerato (PSDB), Serginho Zagarino (DC), Luciana Salituri (Patri), Professor Valter Batista (PSOL) e Rodrigo Barboza (Republicanos) têm 0,5% cada um.  


Por último fica Giovani (Rede), com 0,2%. Os que ainda não sabem em que votar somam 19,6%. Anular ou votar em branco é o desejo de 10,4%, e 3,4% que citaram “nenhum deles”.  


O resultado é da pesquisa estimulada, quando um disco com os nomes dos postulantes é mostrado aos eleitores. O IPAT fez 600 entrevistas na Cidade, no dia 16 de outubro. A margem de erro máxima prevista para o total da amostra é de 3,8 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. O registro na Justiça Eleitoral está sob o número de identificação SP-06140/2020. 


Na pesquisa espontânea, quando o eleitor pode citar qualquer nome, o atual prefeito Válter Suman também tem larga escala de vantagem, aparecendo com 37,1%. Dedé do Adélia surge com 1,3%, mesma porcentagem de Magaiver. Os demais postulantes não chegaram a 1%. 


Para o cientista político Alcindo Gonçalves, coordenador do IPAT, o desempenho positivo de Suman tem ligação com a boa aprovação do governo dele, 75,9%, conforme A Tribuna publicou em setembro. “Então é natural que ele tenha uma baixa rejeição e lidere a pesquisa com grande margem”.  


Gonçalves destaca que o total de pessoas que citavam “nenhum deles” eram 15% no mês passado e são 3,4% agora. “A maior parte desse pessoal migrou para o Suman, que é o candidato mais conhecido. Os demais não sofreram grande alteração. Não desponta no atual quadro algum candidato que possa fazer sombra ao atual prefeito. O cenário é de eleição no primeiro turno. Mas, claro, ainda temos um mês de campanha”.  


Segundo turno 


O IPAT ainda fez uma simulação de segundo turno entre Válter Suman e o segundo colocado, Miguel Calmon. Nesse cenário, o atual prefeito venceria com 63,9%, deixando o adversário com 5,3%. A resposta “não sei” foi dada por 15,6%, brancos e nulos somaram 14,1% e 1% não respondeu.  


Logo A Tribuna
Newsletter