Baixada Santista tem histórico de crimes contra políticos

Um dos mais marcantes aconteceu em 1964, com o assassinato de Abel Tenório de Oliveira, então prefeito de Cubatão

Por: Da Redação  -  12/11/20  -  10:36
Clermont Castor foi vítima de atentado e chegou a ficar internado. Crime não foi esclarecido
Clermont Castor foi vítima de atentado e chegou a ficar internado. Crime não foi esclarecido   Foto: Raimundo Rosa/Arquivo/AT

A Baixada Santista tem um longo histórico de atentados a políticos. Um dos mais marcantes aconteceu em 1964, com o assassinato de Abel Tenório de Oliveira, então prefeito de Cubatão. Acusado de mandar matar um vereador que denunciou irregularidades em seu governo, foi morto a tiros: os filhos desse vereador o agarraram pelos braços, e um irmão dele o executou com quatro disparos. Adiante, outros crimes cometidos contra políticos na região.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!


9 de maio de 1997


O vereador de Guarujá Orlando Falcão foi morto com três tiros em uma lanchonete na Enseada. O suplente que assumiu a vaga de Falcão foi preso, sob acusação de ser o mandante, mas terminou absolvido.


2 de julho de 2001
O prefeito de Cubatão, Clermont Castor, foi vítima de atentado a tiros na Vila São José. Ele estava em um carro da Prefeitura. Internado na Capital, sobreviveu. O crime ainda não foi esclarecido.


5 de novembro de 2001
O vereador Ernesto Pereira foi executado com 13 tiros ao chegar de carro em casa, na Enseada. Apurou-se que o crime teve motivo passional, e um segurança, com ciúme da ex-companheira, foi condenado a 13 anos e quatro meses de prisão.


5 de novembro de 2001
Na mesma data, o vereador Fausto Figueira teve seu carro alvejado por cinco disparos, em Santos. Ele relatou ter recebido ameaças, por carta, quase dois meses antes. Ninguém se feriu.


1º de outubro de 2004
O carro de campanha do empresário Nelson Fernandes, então candidato à Prefeitura de Guarujá, foi alvo de atentado a tiros na Enseada. A Polícia Civil pôs em dúvida a prova material, supondo que o ataque tivesse sido forjado.


30 de março de 2005
O empresário do ramo jornalístico e ex-vereador Ricardo Gonçalves Rocha, o Rochinha, foi morto com dois tiros à queima-roupa dentro de seu carro, no Gonzaguinha, em São Vicente. Ele é pai do vereador Roberto Rocha.


Veículo onde estava Rochinha, no Gonzaguinha
Veículo onde estava Rochinha, no Gonzaguinha   Foto: Raimundo Rosa/Arquivo/AT

2 de outubro de 2008
O candidato a verador Williams Andrade Silva foi morto na Vila Rã, em Guarujá, por dois homens que ocupavam uma moto. Descartou-se motivação política para o crime.


19 de maio de 2010
O vereador de Cubatão João Santana de Moura Villar, o Tucla, foi executado no Jardim Casqueiro com sete tiros. O motorista e assessor dele havia sido assassinado no ano anterior.


Local onde Tucla foi assassinado, no Jardim Casqueiro
Local onde Tucla foi assassinado, no Jardim Casqueiro   Foto: Raimundo Rosa/Arquivo/AT

26 de novembro de 2010
O vereador de Guarujá Luís Carlos Romazzini foi assassinado com cinco tiros no quintal de casa, no Jardim Conceiçãozinha, em Vicente de Carvalho, Guarujá. O homem apontado como o atirador foi condenado à prisão.


8 de março de 2012
Ex-secretário de Governo de Guarujá, Ricardo Augusto Joaquim de Oliveira foi alvejado e morto no Jardim Conceiçãozinha, em Guarujá. Acusado de atirar, um ex-PM  ficou preso preventivamente por cinco anos, mas foi solto. Suspeita-se de que dois empresários teriam ordenado o crime.


Ricardo Joaquim foi alvejado no Jardim Conceiçãozinha
Ricardo Joaquim foi alvejado no Jardim Conceiçãozinha   Foto: Bruno Miani/Arquivo/AT

7 de abril de 2012
O secretário de Defesa Social de Peruíbe, Marcelo Araújo Tamada, teve o carro atingido por três tiros no Oásis. Ele não se feriu. A polícia suspeitava de assalto, mas Tamada acreditava em motivação política.


16 de fevereiro de 2014
O vereador Perivaldo Oliveira Santana, o Perivaldo do Gás, foi baleado três vezes dentro de casa, no Parque Continental, em São Vicente. A polícia trabalhava com a hipótese de tentativa de assalto.


Perivaldo do Gás vai para sessão da Câmara após receber alta
Perivaldo do Gás vai para sessão da Câmara após receber alta   Foto: Fernanda Luz/Arquivo/AT

28 de julho de 2014
O vice-presidente da Câmara de Cubatão, César da Silva Nascimento, recebeu ameaça de morte de três homens armados que abordaram seu carro na Vila Paulista.


24 de agosto de 2016
O candidato a vereador Cerciran dos Santos Alves, o Celso do Transporte, foi executado no Jardim Boa Esperança, em Vicente de Carvalho. No mesmo dia, o candidato à Prefeitura de Bertioga, Kaled Ali El Malat, dizia à polícia ter sido ameaçado de morte.


Carro onde estava Celso do Transporte. Foram feitos cerca de 30 disparos
Carro onde estava Celso do Transporte. Foram feitos cerca de 30 disparos   Foto: Alexsander Ferraz/AT

11 de agosto de 2016
Humberto Santiago, chefe de Gabinete do vice-prefeito de São Vicente, levou dois tiros de raspão no Centro da Cidade. Suspeitava-se de um empresário (que teria recebido cobrança de propina), um PM e um segurança.


22 de novembro de 2016
O vereador eleito Marcio Silva Nascimento, o Marcinho, de Cubatão, foi baleado diante de casa, na Vila Natal. A polícia apurava as razões do crime, inicialmente tratado como roubo seguido de tentativa de assassinato.


Ambulância leva Marcinho de Cubatão para Santos após ataque
Ambulância leva Marcinho de Cubatão para Santos após ataque   Foto: Fernanda Luz/Arquivo/AT

22 de agosto de 2017
O vereador e médico José Eduardo Ottoni de Almeida, o Doca, foi baleado cinco vezes em sua clínica, mas sobreviveu. Dois homens encapuzados entraram no local exibindo armas, foram à sala de Doca e atiraram.


Logo A Tribuna
Newsletter