Artigo: Por que ser prefeito? Pelo candidato a prefeito de Guarujá, Válter Suman

Candidato a reeleição conta por que decidiu concorrer à vaga de chefe do Executivo de Guarujá

Por: Da Redação  -  24/10/20  -  12:44
Candidato a reeleição conta por que decidiu concorrer à vaga de chefe do Executivo de Guarujá
Candidato a reeleição conta por que decidiu concorrer à vaga de chefe do Executivo de Guarujá   Foto: Divulgação

Válter Suman
Cidade: Guarujá
Partido: PSB
Número: 40


Cuidando da Cidade e das pessoas


Governar uma cidade com as complexidades de Guarujá não é tarefa simples. Para começar, há que se conciliar o desenvolvimento do Turismo, indústria que é uma das principais geradoras de emprego e renda na Cidade, com políticas capazes de promover justiça social e proteção das pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade. 


Ao assumirmos a Prefeitura, em 2017, o cenário era desolador: créditos moral e financeiro abalados, fila de credores e um destino turístico com a imagem arranhada pelo abandono das vias públicas, parque de iluminação sucateado, sem falar na insegurança das ruas. A população clamava por atendimento médico mais humanizado, e as políticas sociais estavam longe da lista de prioridades.


O trabalho desenvolvido desde então, na primeira fase do nosso plano de governo, exigiu planejamento, perseverança, austeridade e determinação para enfrentar desafios que já conhecíamos e, também, os novos que foram impostos nos últimos anos. 


Com essa bagagem já adquirida, é chegado o momento de avançar para a segunda fase desse plano de governo, a ser implantado entre 2021 e 2024. Em outras palavras, tiramos a Cidade da UTI, aplicamos os tratamentos adequados e, agora, é momento de evoluir e retomar a vida normal, a plenos pulmões.


Hoje, Guarujá tem unidades de saúde humanizadas, equipadas e com atendimento melhor que muitas clínicas particulares. Enfrentamos de cabeça erguida adversidades nunca antes impostas à Cidade, como a tempestade de março de 2020, que despejou um volume sobrenatural de água em um curto espaço de tempo, deixando um rastro de destruição e luto. Logo em seguida, veio a pandemia de covid-19, que exigiu respostas rápidas para desafios diários.


Em quatro anos, a produção habitacional é superior à desenvolvida nos 19 anos anteriores. A Guarda Municipal foi reforçada e, agora, é armada, o plano de recuperação viária já atingiu 97 quilômetros em 350 ruas e avenidas e mais de 10 mil pontos de luz em LED pelos quatro cantos da Cidade acabaram com a escuridão. Registramos, em 2019, o melhor desempenho da história do Município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), e o Fundo Social de Solidariedade hoje atende 80 entidades assistenciais que auxiliam a Prefeitura no cuidado com famílias em extrema vulnerabilidade social.


Guarujá renasceu, e os próximos quatro anos serão cruciais para a reafirmação dessas políticas e a implantação de outras, capazes de vencer desafios, e seguir cuidando da Cidade e das pessoas. O caminho é um só: digitar o 40 nas urnas.


Logo A Tribuna
Newsletter