Aplicativo do TSE permite justificar ausência nas urnas

Justificativa pode ser realizada até 60 dias após cada votação, em 15 de novembro (1º turno) e 29 de novembro (2º).

Por: Por ATribuna.com.br  -  06/10/20  -  12:46
Atualizado em 06/10/20 - 12:48
Ao acessar o aplicativo e-Título, o eleitor saberá onde irá votar
Ao acessar o aplicativo e-Título, o eleitor saberá onde irá votar   Foto: Divulgação/TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizou o e-Título, aplicativo que substitui a apresentação do título de eleitor e oferece demais ferramentas aos cidadãos. Agora, a plataforma permite ao eleitor justificar ausência no pleito. 


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços! 


Para justificar a ausência, o eleitor precisa selecionar o turno, apresentar os motivos e indicar seu e-mail. Nas eleições presidenciais, em 2018, 29,9 milhões não votaram no primeiro turno, e 31,3 milhões, no segundo. 


O app, reformulado, está à disposição desde a última quarta-feira (30). A justificativa pode ser realizada até 60 dias após cada votação, em 15 de novembro (1º turno) e 29 de novembro (2º).  


O e-Título também permite gerar certidões de quitação eleitoral e de que não se responde a crimes eleitorais, além de fazer a autenticação de documentos da Justiça Eleitoral. 


O acesso ao aplicativo é gratuito e funciona em sistemas operacionais Android e iOS nas lojas de aplicativos ou em http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/apli cativo-e-titulo. 


Com documento 


Aqueles que não tiverem registrado a biometria devem apresentar um documento com foto ao mesário. 


Neste ano, a votação pela identificação digital não será realizada devido à pandemia de covid-19.  


Economia 


De acordo com o TSE, desde que o app foi lançado, em dezembro de 2017, ele gerou uma economia de mais de R$ 1 milhão à Justiça Eleitoral. 


Motivo: a redução na quantidade de impressões do documento e de Certidões de Quitação Eleitoral, que podem ser consultadas na própria ferramenta.  


O e-Título também traz economia para o eleitor, que não precisa se deslocar a um cartório eleitoral para obter o documento. 


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter