Além da praia: Candidatos de Santos apostam em atrações naturais e eventos para turismo

Setor tem possibilidades para sustentar também fora da temporada, garantem concorrentes

Por: Isabel Franson  -  07/11/20  -  16:39
Cidade tem uma média de 1,64 milhão de buscas virtuais por mês
Cidade tem uma média de 1,64 milhão de buscas virtuais por mês   Foto: Anderson Biachi/Divulgação/Prefeitura de Santos

É consenso entre os candidatos à Prefeitura de Santos a importância das praias como carro-chefe do turismo no município e em toda a Baixada. As novas propostas, no entanto, são de que a cidade não dependa mais da sazonalidade e clima para manter setor ativo.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!


As ideias vão desde impulsionar as regiões do Centro e Mercado como pontos de entretenimento, eventos e gastronomia, até investir em alternativas naturais, como trilhas, cachoeiras, turismo de aventura e náutico – possibilidades, muitas vezes, desconhecidas até pelo próprio morador.


Para colocar em prática seus projetos, os pleiteantes apostam em parcerias público-privadas (PPPs), incentivos fiscais a empresários e recursos destinados pelo Estado e União.


Veja as propostas:


Antônio Carlos Banha (MDB)


Capacitar profissionais que atuam na área; investir em entretenimento, restaurantes, música; fomentar atividades por meio do Banco do Povo ou Caixa Econômica


Bayard Umbuzeiro (PTB)


Criar um centro de turismo receptivo; catalogar os pontos turísticos; vender passeios para turistas dos cruzeiros; mapear a balneabilidade da praia revendo o contrato com a SABESP.


Carlos Paz (Avante)


Criar o turismo ambiental; realizar uma política de turismo; reestruturar o Centro Histórico para utilizar como espaço turístico.


Delegado Romano (DC)


Aproveitar turistas dos terminais; explorar vocação para atividades náuticas; valorizar gastronomia; investir na região Central, com restaurantes, teatros, museus e casas noturnas.


Douglas Martins (PT)


Implantar o turismo de negócios; fomentar a iniciativa privada para criação de pontos turísticos; criar o ecoturismo na área continental.


Guilherme Prado (PSOL)


Cuidar das praias para melhorar balneabilidade; voltar a ter grande carnaval; fazer parceria com professores e turismólogos para reeguer o Centro; polo gastronômico na bacia do Mercado; divulgar calendário


Ivan Sartori (PSD)


Ampliar rede hoteleira; preparar profissionais para atender em outros idiomas; divulgar mais a cidade e seus pontos turísticos; mostrar cultura dos morros; cativar passageiros do Porto


João Villela (Novo)


Ampliar passeios de escuna para percorrer todo o litoral; investir em turismo histórico; recuperar passeios do bondinho no Centro; promover passeios de barco saindo das catraias no Mercado; aproveitar público dos terminais de passageiros


Luiz Xavier (PSTU)


Criar um roteiro histórico da Baixada Santista; integrar o turismo entre cidades; melhorar o centro de Santos.


Marcelo Coelho (PRTB)


Divulgar a imagem da cidade para outros locais; criar dispositivos de turismo; gerenciar os dispositivos já existentes; melhorar o entorno dos locais no Centro; transformar o Centro em um grande parque temático.


Dr. Márcio Aurélio Soares (PDT)


Aumentar a coleta seletiva; criar uma disciplina de meio ambiente nas escolas; introduzir os ecopontos; utilizar o turismo de base comunitária; revitalizar o mercado municipal; estimular restaurantes na região do Mercado Municipal; enfrentar o problema da ‘Cracolândia’.


Moysés Fernandes (PV)


Manter Área Continental preservada; investir em turismo ecológico; oferecer opções ao turista dos terminais de passageiros; acolher visitantes nos morros, com bares e hostels.


Rogério Santos (PSDB)


Ampliar opções de cultura e gastronomia; incentivar vida noturna com bares e samba nos morros; divulgar jardim botânico, Ponta da Praia, com mercado de peixe e Centro de Convenções; valorizar riquezas naturais.


Tanah Corrêa (Cidadania)


Vender turismo recreativo e cultural; fazer parcerias com Cubatão, por exemplo, para levar grupos até o parque industrial e realizar passeios nas fábricas fora do expediente; apoiar bares e restaurantes em horário noturno.


Thiago Andrade (PC do B)


Cuidar dos equipamentos turísticos já existentes; criar política de turismo para atrair turistas fora da temporada; preparar o turismo receptivo; recuperar patrimônio do Centro.


Vicente Cascione (PROS)


Ampliar o Emissário Submarino; trazer turismo para o centro da cidade; espalhar equipamentos turístico pela cidade.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter