Considerado o principal serviço de mobilidade urbana do litoral paulista, o Sistema de Travessias Litorâneas do Estado de São Paulo recebeu, ao longo de sua história, uma série de grandes investimentos que ofereceram segurança, agilidade e economia nas suas oito travessias: Santos/Guarujá, Bertioga/Guarujá, São Sebastião/Ilhabela, Iguape/Juréia, Cananéia/Ilha Comprida, Cananéia/Continente, Cananéia/Ariri e Santos/Vicente de Carvalho.
Desde 2019, todas estas travessias vêm incorporando reformas e modernizações. Agora, dentro do Programa Vale do Futuro, o Programa de Desenvolvimento do Vale do Ribeira, as travessias do Vale serão contempladas com ainda mais recursos. Só em Cananéia, a travessia entre a cidade e o continente vai receber quase R$ 6 mi em investimentos. Os atracadouros vão ser totalmente substituídos e, enquanto durarem as obras, pedestres e veículos vão se utilizar de dois flutuantes vindos do Guarujá.
O Governo também vai ceder à iniciativa privada a chance de explorar todas as travessias, incluídas as do Vale do Ribeira. A expectativa é que os investimentos atinjam a casa dos R$ 240 mi, sendo que mais de R$ 100 mi devam ser destinados à manutenção da infraestrutura já existente.
As medidas também fazem parte das atribuições do DH, Departamento Hidroviário, atual responsável pelas travessias, que deve planejar, operar, monitorar e fiscalizar todo o transporte hidroviário do sistema.
O Sistema
Com uma frota atual de 34 embarcações, entre lanchas e balsas, o Sistema de Travessias Litorâneas do Estado de São Paulo tem um volume diário de 20 mil pedestres, 11 mil ciclistas e 26 mil veículos, em média.
As viagens por ferryboats são gratuitas para os ciclistas e o serviço de lanchas isenta da tarifa os maiores de 65 anos e menores de 5. Estudantes e moradores da região da travessia Cananéia/Ariri pagam meia tarifa. Idosos e pessoas com necessidades especiais têm prioridade no embarque.