Vendas de imóveis novos crescem 5% na Baixada Santista

Total de lançamentos subiu 1,8% nos últimos doze meses

Por: Lídia Nardi & Colaboradora &  -  03/08/19  -  22:58
Mais de 3.700 unidades foram lançadas na região no último ano
Mais de 3.700 unidades foram lançadas na região no último ano   Foto: Alexsander Ferraz/Arquivo/AT

O mercado imobiliário da Baixada Santista (Santos, São Vicente, Guarujá e Praia Grande) vem apresentando sinais de recuperação, conforme aponta levantamento que será divulgado pelo Sindicato da Habitação (Secovi-SP) na próxima segunda-feira (5). 


Segundo os dados apurados pela Robert Zarif Assessoria, entre julho de 2018 e junho de 2019, foram lançadas na região 3.748 unidades residenciais, volume 1,8% superior ao período anterior, quando os lançamentos totalizaram 3.683 residências.


Ainda de acordo com a pesquisa, no mesmo período, 3.099 imóveis novos foram comercializados, resultado 5,4% maiorem relação às 2.941 residências vendidas e contabilizadas no levantamento passado. 


“A expectativa é que, com o avanço das reformas necessárias para o bom andamento da economia, os empreendedores se sintam mais confiantes para fazer mais lançamentos”, analisa Carlos Meschini, diretor do Secovi-SP em Santos.


O otimismo também é compartilhado por empresários do setor. Para a diretora da Âncora Construtora, Ângela Crego, a região tem mostrado sinais de recuperação. “Estamos otimistas a ponto de planejar dois lançamentos para este ano (em Santos e Praia Grande), já que no ano passado o clima era de maior instabilidade, política e econômica. Na Baixada, o mercado imobiliário está reagindo,  mas ainda há avanços a serem alcançados, pois, apesar da melhora, a economia  reage lentamente”. 


Segundo a executiva, no primeiro quadrimestre deste ano, a empresa registrou um aumento de 16% nas vendas, em comparação ao ano passado. “Percebemos, também, uma queda significativa no número de distratos (quebra do contrato de venda), o que é um indicativo de maior estabilidade de emprego e renda”, acredita ela.


Diretor da Miramar Construtora, o empresário Alex Mendes também aposta num bom momento para a construção civil. “As vendas estão melhorando desde o final do ano passado. Em 2018, registramos um aumento de 15% nas nossas vendas em relação a 2017. Já para 2019, a expectativa é que as vendas aumentem 18% na comparação com o ano passado”, calcula.


“A expectativa para 2020 é excelente”, concorda o proprietário da Credlar Construtora, Sérgio Fernandes Leal. “Em 2019, tivemos três lançamentos e temos tido uma procura satisfatória, mas esperamos melhora para o segundo semestre e para o próximo ano. Em 2020, teremos três lançamentos nas cidades de Praia Grande e São Vicente, já acreditando na retomada e aquecimento da economia”.


Ainda de acordo com o levantamento do Secovi, o VGV (Valor Global de Vendas) registrado entre julho de 2018 e junho de 2019 totalizou R$ 1,19 bilhões, volume 3% maior do que o verificado no estudo divulgado ano passado, quando atingiu a marca de R$ 1,15 bilhões. 


Segundo o diretor regional do sindicato, Carlos Meschini, também houve melhora no indicador VSO (Valor Sobre Oferta). Nos 12 meses analisados, a porcentagem de vendas em relação ao total de unidades ofertadas ficou em 46,8%, maior que os 42,1% registrados no período anterior. 


Logo A Tribuna
Newsletter