Vale do Ribeira recebe 1º plano regional de economia criativa do Brasil

Iniciativa faz parte do projeto “Dá Gosto Ser do Ribeira”; lançamento será nesta quinta-feira (13), às 19h, em transmissão online

O Vale do Ribeira recebe, nesta quinta-feira (13), o primeiro plano regional de economia criativa do Brasil. A iniciativa é promessa de desenvolvimento de negócios, por meio da valorização, oportunidades e potencialidades da região paulista. E faz parte do projeto “Dá Gosto Ser do Ribeira” que tem como base o ecoturismo, a gastronomia e o artesanato da região. O lançamento será transmitido pelo canal do YouTube do Sebrae-SP.

A ação foi desenvolvida pelo Sebrae-SP e a Garimpo de Soluções, envolvendo empreendedores e microempreendedores, agentes do setor público, lideranças políticas, técnicas, culturais do Vale do Ribeira. O plano vai apresentar 25 ações específicas à realidade da região visando a promoção do Vale do Ribeira, sua histórica, gente e sua cultura.  

Entre as ações presentes no plano, estão a criação do programa 100% Ribeira, focado na promoção do turismo interno; a Animal Parade, que utiliza da arte pública como instrumento de promoção; e a Casa do Ribeira, atração temática e ponto de venda na BR-116 em formato multiuso que poderá contar ainda com bureau de turismo, viveiro de plantas nativas, jardim sensorial, restaurante, espaço para atividades culturais, realidade virtual e muito mais. De forma complementar, uma versão reduzida e itinerante da Casa do Ribeira poderá ainda fazer as conexões com eventos dentro e fora do Vale.  

“Estamos muito felizes com a criação deste plano, pois queremos construir uma identidade ainda mais positiva para o Vale do Ribeira explorando as suas diversas potencialidades. Nosso objetivo é promover o desenvolvimento econômico da região enaltecendo sua história e fortalecendo as micro e pequenas empresas que se inspiram diariamente nas riquezas do Vale”, comenta o diretor-superintendente do Sebrae-SP Wilson Poit.  

“O Vale do Ribeira é um manancial para negócios em biodiversidade, bem-estar, diversidade cultura, turismo da experiência, entre outros. Setores com alto valor agregado, baseados nas singularidades do território e nos ‘valentes’ que o compõem. Encapsulamos essas oportunidades em 25 ações práticas, porque o Ribeira tem pressa de se mostrar, de se reinventar e de nos encantar”, afirma a diretora da Garimpo de Soluções, Ana Carla Fonseca.   

Sobre o projeto  

O “Dá Gosto Ser do Ribeira”, idealizado pelo Sebrae-SP e realizado pela Garimpo de Soluções, integra as atividades da Unidade de Políticas Públicas e Relações Institucionais do Sebrae-SP, em colaboração direta com os Escritórios Regionais do Vale do Ribeira e Sudoeste Paulista, que englobam os municípios da região.

]Conta com o apoio do Codivar – Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul, em conformidade com diretriz do Sebrae Nacional que propõe ações conjuntas de relacionamento com consórcios municipais. O projeto estabelece ainda diálogo com o programa Vale do Futuro, do Governo do Estado de São Paulo, no intuito de somar esforços para a geração de impactos positivos e fomento ao empreendedorismo. 

Serviço 

Lançamento do primeiro plano regional de economia criativa do Brasil para o Vale do Ribeira 

Data: 13 de agosto de 2020 

Horário: 19h 

Transmissão online: www.youtube.com/sebraesaopaulo 

Tudo sobre: