Piloto de avião que caiu no Vale do Ribeira é resgatado com vida

Aeronave agrícola caiu em região de mata de Itariri e o resgate foi feito pelo Corpo de Bombeiros

O piloto da aeronave agrícola que caiu enquanto sobrevoava uma plantação de bananas em Itariri, no Vale do Ribeira, na manhã deste sábado (8), foi resgatado com vida e consciente horas depois do acidente.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o próprio piloto conseguiu enviar sua localização por mensagem às equipes que buscavam o monomotor na região de mata. Ele foi encontrado com ferimentos leves.

Os bombeiros foram acionados pelo dono da propriedade, que havia contratado o piloto para realizar trabalho de pulverização da lavoura. Após levantar voo, ele não teria retornado à base.

Um helicóptero Águia da Polícia Militar realizou as buscas com sucesso, e o Corpo de Bombeiros prestou os primeiros socorros ao piloto. Segundo o tenente Alexandre Costa, a ação mobilizou cerca de 20 bombeiros, além da PM e do Grupamento Aéreo de Praia Grande. O piloto foi levado ao Pronto Socorro Municipal de Itariri.

Investigação

Em nota, o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica informa que investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave PT-OST, que aconteceu neste sábado, em Itariri.

A Ação Inicial é o começo do processo de investigação e possui o objetivo de coletar dados: retirar partes da aeronave para análise, reunir documentos e ouvir relatos de pessoas que possam ter observado a sequência de eventos.

A investigação realizada pelo CENIPA tem o objetivo de prevenir que novos acidentes com as mesmas características ocorram. A conclusão de qualquer investigação conduzida pelo CENIPA terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade do acidente.

Tudo sobre: