Universidades da Baixada Santista suspendem aulas presenciais para conter avanço do coronavírus

Governo de São Paulo irá suspender as atividades na rede estadual de forma gradual a partir da próxima segunda-feira (16)

Por: Da Redação  -  14/03/20  -  13:59
Caso permaneça na fase amarela, Baixada poderá ter 70% dos estudantes em aulas presenciais
Caso permaneça na fase amarela, Baixada poderá ter 70% dos estudantes em aulas presenciais   Foto: Rogério Soares/AT

O governador João Doria (PSDB) disse nesta sexta-feira (13), em coletiva de imprensa ao lado do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que o ensino público estadual vai suspender as aulas a partir do dia 23. Doria ainda recomendou o cancelamento de eventos com mais de 500 pessoas para tentar conter o aumento de casos de coronavírus.


No ensino, as atividades serão suspensas de forma gradual a partir da próxima segunda-feira. Até a segunda-feira seguinte, dia 23, as escolas continuarão abertas e terão orientações para as famílias dos alunos.


Segundo a Secretaria Estadual de Educação, será feito um planejamento do governo junto com as famílias e será dado um prazo de 10 dias para que pais e estudantes se organizem. “Não faremos suspensão das aulas de qualquer maneira”, disse o secretário de Educação, Rossieli Soares da Silva.


De acordo com o secretário, ainda não há data para retorno às aulas. “Será feita uma avaliação momento a momento, hora a hora, sempre com diálogo com as famílias”, disse.


As mesmas medidas para rede pública de ensino do Estado serão tomadas pela Prefeitura de São Paulo, disse o secretário municipal de Educação, Bruno Caetano. Ainda não se sabe se as prefeituras da Baixada Santista também adotarão a medida.


Doria disse ainda que fará recomendações para que as escolas particulares sigam o mesmo procedimento da rede pública.


Universidades


Em Santos, universidades também cancelaram as aulas. A Esamc decidiu pela suspensão a partir de segunda-feira. Os estudantes terão atividades de forma on-line, no mesmo horário que teriam aulas presencialmente. Dessa forma, a instituição garante que atividades acadêmicas não serão impactadas. 


A Universidade São Judas informa que seguindo as orientações do Governo do Estado, as aulas presenciais de todas as unidades estão suspensas até o dia 29.


A Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) também cancelou aulas até o dia 22. A  Universidade Santa Cecília (Unisanta) informou que todas as atividades presenciais acadêmicas, esportivas e culturais no Campus estarão suspensas a partir da próxima segunda-feira (16), de forma a prevenir a evolução do vírus em nossa Região. As atividades técnico-administrativas e docentes continuam normalizadas no Campus. Também foram cancelados os agendamentos para atendimento nas clínicas de Odontologia, Fisioterapia e Farmácia. Os estágios hospitalares externos foram substituídos temporariamente por aulas e práticas laboratoriais. A Universidade Católica de Santos também terá suspensão de suas aulas a partir de segunda-feira (16). A Escola Superior de Administração e Gestão (Esags), suspenderá suas aulas entres os dias 16 e 20, a partir do dia 23, as aulas serão transmitidas ao vivo pela plataforma Google Classroom 


Na Uanerp, em Guarujá, foram cancelados os eventos internos e atividades extracurriculares.


Casos confirmados


Segundo o Ministério da Saúde, até o início da noite de sexta-feira (13) eram 98 casos confirmados de coronavírus em 13 estados brasileiros. O maior número é em São Paulo, com 56 registros.


O coordenador do Centro de Contingência para o coronavírus do Estado, David Uip, afirmou que foi registrado o primeiro caso de transmissão comunitária do vírus entre paulistas que não viajaram e não tiveram contato com pessoas que tenham viajado. Uip disse ainda que o primeiro brasileiro diagnosticado foi curado. 


Logo A Tribuna
Newsletter