Temporal deixa morros de Santos em estado de atenção

Passagem de frente fria pela região despencou as temperaturas e trouxe chuva às cidades da Baixada Santista nesta quinta-feira (30)

Por: Por ATribuna.com.br  -  30/07/20  -  12:31
Atualizado em 30/07/20 - 12:34
Chuva e frio devem permanecer na Baixada Santista nesta quinta-feira (30), informa o Climatempo
Chuva e frio devem permanecer na Baixada Santista nesta quinta-feira (30), informa o Climatempo   Foto: Antônio Marcos/AT

A frente fria que estacionou sobre a faixa do litoral paulista fez despencar as temperaturas e trouxe alto volume de precipitação nas cidades da Baixada Santista, na madrugada desta quinta-feira (30). Boletim da Defesa Civil de Santos, do final desta manhã, informa que o acumulado de chuvas nas últimas 72 horas é de 99,2 milímetros – cada milímetro equivale a um litro de água por metro quadrado. 


O volume e a concentração de chuva fizeram com que o órgão santista decretasse estado de atenção nos morros da cidade. Essa classificação é acionada assim que a quantidade de precipitação supera a marca de 80 mm e com previsão de condições climáticas persistentes.


Segundo o órgão santista, houve o registro de queda de bloco de rocha na avenida Torquato Dias,  altura do beco 34, no Morro da Nova Cintra. Apesar do incidente, nenhuma residência foi atingida. A subprefeitura dos Morros já fez a remoção do bloco.


De acordo com Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos, há o registro de pontos de alagamento na avenida Nossa Senhora de Fátima, na altura da rua Ana Santos. Apesar da água represada na via, o órgão santista afirma que o trânsito flui sem problemas no trecho. 


Os termômetros devem registrar máxima de 18º na manhã e tarde desta quinta-feira (30)
Os termômetros devem registrar máxima de 18º na manhã e tarde desta quinta-feira (30)   Foto: 30

Também há dois registros de semáforos piscantes na região central da Cidade – um na rua João Pessoa e, outro, na General Câmara. Equipe de manutenção da CET-Santos está se dirigindo aos locais, informa a prefeitura, por meio de nota, no começo da manhã desta quinta-feira. 


Conforme a previsão meteorológica do Instituto Climatempo, os termômetros devem registrar máxima de 18º na manhã e tarde desta quinta-feira. E a chuva deve se manter até a madrugada desta sexta-feira (31), quando as condições climáticas começam a melhorar na região. 


Ressaca


Segundo o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), a passagem de uma frente fria provocará ventos de direção Sul a Sudeste, com intensidade de até 75 km/h (40 nós), na faixa litorânea paulista. O vendaval pode ocorrer entre manhã desta quinta-feira (30) até esta sexta-feira (31). 


Os ventos associados a esse sistema meteorológico poderão ocasionar agitação marítima com ondas, em alto-mar. O órgão da Marinha do Brasil alerta ainda que há condições favoráveis à ocorrência de ressaca com ondas de direção Sul a Sudeste, com até 2,5 metros de altura, na faixa litorânea entre os estados de São Paulo, ao norte de Santos, do Rio de Janeiro, e do Espírito Santo. Esse fenômeno pode ocorrer entre a tarde de quinta-feira até a manhã de sábado (1º). 


Logo A Tribuna
Newsletter