Tartaruga-verde que sofreu fratura em carapaça retorna ao mar

Animal havia sido encontrado na praia dos Milionários, em São Vicente, e ficou cerca de dois meses em tratamento no Instituto Gremar

Por: De A Tribuna On-line  -  17/08/19  -  11:35
Tartaruga-verde estava recebendo tratamento há dois meses no Instituto Gremar
Tartaruga-verde estava recebendo tratamento há dois meses no Instituto Gremar   Foto: Divulgação/Instituto Gremar

Uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) que estava em reabilitação com equipes do Instituto Gremar nos últimos dois meses foi devolvida ao mar. Ela chegou a organização com uma fratura na carapaça, com exposição de tecido.


O animal foi encontrado na Praia dos Milionários, em São Vicente, em ação do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) e, posteriormente, resgatado por equipes do Gremar.


Já na sede da organização, equipes realizaram limpeza da fratura, retirada do tecido morto e, também, de uma vértebra que estava solta. No tratamento foram utilizados antibióticos, analgésicos e anti-inflamatórios, além de técnicas de medicina alternativa, entre elas laserterapia e aplicação de óleo girassol ozonizado.


A ausência da vértebra não influencia diretamente na natação, informou o Gremar, mas, no entanto, foi constatado alteração de flutuabilidade do animal, o que dificultava a busca por alimento no fundo do tanque.


Para solucionar o problema, a reabilitação contou com sessões de fisioterapia em tanques de nível mais alto. A eliminação de grande quantidade de gás durante o processo também contribuiu para a reversão do quadro.


Quando a tartaruga atingiu todas as condições clínicas exigidas e a fratura teve ótima cicatrização, ela retornou ao mar.


Antes e depois mostram a fratura na carapaça de tartaruga-verde
Antes e depois mostram a fratura na carapaça de tartaruga-verde   Foto: Divulgação/Instituto Gremar

Logo A Tribuna
Newsletter