Semana do Brincar tem programação na Baixada Santista

Este ano, a programação propõe o “Brincar que abraça a diferença”, integrando ao tema questões como diversidade, inclusão e respeito

Por: Da Redação  -  24/05/19  -  17:49
Além de ser uma semana de atividades, evento é oportunidade para refletir sobre importância do tema
Além de ser uma semana de atividades, evento é oportunidade para refletir sobre importância do tema   Foto: Luigi Bongiovanni

Cada dia mais compreende se que brincar é coisa séria e deve ser uma garantia para os pequenos. É com essa ideia que tem início em Santos amanhã, e segue até o dia 2 de junho, a Semana Mundial do Brincar.


No Brasil, a Aliança pela Infância faz a ação desde 2009 e conta com a participação de prefeituras e instituições, como o Sesc São Paulo. Além de ser uma semana de atividades, é também uma oportunidade para refletir sobre a importância do tema. Este ano, a programação propõe o “Brincar que abraça a diferença”, integrando ao tema questões como diversidade, inclusão e respeito.


Em Santos, as vilas criativas entrarão no clima. A unidade da Vila Nova (Praça Rui Ribeiro Couto s/nº) promove, das 14 às 17 horas de domingo, a programação Brincando no Mercado, que oferece brinquedoteca, oficinas de artes e de pipa, além de atividades recreativas com corda, elástico e bambolê. Também tem pintura de rosto, brinquedos infláveis, Salão da Autoestima Infantil e contação de histórias, entre inúmeras opções gratuitas de diversão e serviços.


No dia 1 de junho, também das 14h às 17h, a festa ocorre na Vila Progresso (Rua Moisés, antiga Rua 3), com a atividade Brincando no Morro. A programação traz gincana, corte de cabelo infantil, contação de histórias, hip hop e distribuição gratuita de livros e revistas na biblioteca móvel do projeto Leia Santos – Um Incentivo à Leitura.


No Caruara, as ações irão propor um brincar com as histórias e atividades tradicionais dos quilombos, dos bananais, das roças e das matas no dia 29. Também haverá programação na Zona Noroeste e na Orla. A programação pode ser conferida no site da Prefeitura (www.santos.sp.gov.br) e também no do Sesc (sescsp. org.br/semanamundial dobrincar), inclusive com a programação em outras cidades.


Outras cidades 


Em Praia Grande, amanhã, na Praça Portugal, na Praia da Guilhermina, das 9 às 13 horas, acontecem brincadeiras como queimada, bolinha de gude e amarelinha. Entre os dias 27 de maio a 6 de junho, é a vez das escolas municipais promoverem um cronograma especial.


Peruíbe já está realizando a sua Semana do Brincar nas escolas da rede. As atividades, que começaram na última segunda-feira, seguem até o dia 28. Dentro da programação, tem uma tarde livre com os pais.


Em São Vicente, de 27 a 31 de maio, alunos da Educação Infantil vão curtir a Semana do Brincar e também farão um convite à família para se divertir junto. Cada unidade desenvolverá atividades diferenciadas para os pequenos, mas pelo menos um dia da semana envolverá a comunidade. A terça-feira será especial para os alunos da Fase II, já que cerca de mil crianças, na faixa de 5 anos, vão ao Parque Ecológico Voturuá.


A Semana Municipal do Brincar em Itanhaém acontecerá deste sábado (25) a 1 de junho. Entre as atividades de abertura que acontecerão na Orla da Praia do Centro, estão oficinas brincantes com pipas, confecção de brinquedos e bonecas africanas e esculturas de bexiga. Além de atividades nas escolas municipais, Itanhaém também realizará um momento formativo para educadores.


Guarujá confirmou que realizará a semana, mas ainda está finalizando a programação, que será divulgada em breve.


Em Bertioga, durante a semana, as escolas de educação infantil realizarão atividades sobre o brincar. Na semana passada, os professores receberam formação para que pudessem desenvolver os trabalhos.


Logo A Tribuna
Newsletter