Semana deve começar nublada na Baixada Santista

Temperaturas terão leve queda, com possibilidade de pancadas de chuva ao longo dos dias

Por: Lucas Krempel & Da Redação &  -  21/04/19  -  16:01
Céu aberto e sol que marcaram feriadão darão lugar à nebulosidade, segundo previsão
Céu aberto e sol que marcaram feriadão darão lugar à nebulosidade, segundo previsão   Foto: Ivair Vieira Junnior/AT

Depois de um feriado com céu aberto e muito sol, a nebulosidade deve marcar o início da semana na região. Entre segunda (22) e quarta-feira (24), as temperaturas terão leve queda, com possibilidade de pancadas de chuva ao longo dos dias.


“A passagem de uma frente fria pelo oceano deve contribuir para a formação da nebulosidade em Santos na segunda-feira. Na sequência disso, tem um sistema de alta pressão que terá uma leve queda. Em baixa, ele derruba a temperatura, mantendo-se assim até quarta-feira”, comenta o meteorologista do Climatempo Daniel Orlandi.


Segunda-feira, segundo o especialista, as temperaturas devem ficar entre 27ºC e 22ºC. Terça, entre 26ºC e 22ºC, mas com maior possibilidade de chuva durante o dia todo. Na quarta, fica entre 27ºC e 21ºC.


“Na quinta, as máximas voltam a subir. Ainda é muito cedo para cravarmos isso, mas a expectativa é que de sexta até domingo o céu permaneça limpo, com temperaturas mais elevadas”, adianta Orlandi.


Frio tardio


No prognóstico climático de outono, divulgado no mês passado, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicou que o frio deverá demorar um pouco mais para chegar na Região Sudeste. 


“A previsão indica que devem permanecer áreas com chuvas dentro da faixa normal ou ligeiramente acima para os próximos três meses. Espera-se que as massas de ar frio passem com maior frequência pela Região Sudeste somente a partir de maio, porém a previsão é de temperaturas acima da média”, indica o relatório do Inmet.


Para o climatologista da ONG Amigos da Água, Rodolfo Bonafim, o outono está dentro da normalidade. 


“Está extremamente chuvoso, estamos com uma média de chuva acima do normal para abril. A temperatura da água do Oceano Atlântico está muito alta e está sendo a grande mola propulsora desse outono chuvoso. Quanto mais alta a temperatura da água do mar, maior evaporação, mais chuva”.


Essa alteração na temperatura do mar está relacionada ao janeiro seco, segundo Bonafim. “Tivemos um janeiro muito quente, seco, com um índice pluviométrico que só teve igual há 27 anos. Isso fez com que a temperatura da água do mar tivesse esse ganho de temperatura nessa época do ano. O começo do outono costuma variar. Às vezes mais quente, outros mais frio. A atmosfera ainda está aquecida, resíduo do verão. A previsão é que a temperatura comece a cair na próxima semana”.


O outono teve início no dia 20 de março às 18h58 e se estende até o dia 21 de junho às 12h54. É considerada a estação de transição entre o forte calor do verão e as temperaturas mais baixas do inverno.


Logo A Tribuna
Newsletter