São Vicente tem o mais alto índice de isolamento social do Estado, aponta levantamento

Acordo entre governo paulista e empresas de telefonia permite utilizar dados de ligações para medir as regiões com adesão à quarentena

Por: Eduardo Brandão  -  13/04/20  -  15:25

São Vicente é a cidade paulista com melhor índice de adesão ao isolamento social. Conforme dados do Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo, a cidade registrou, no feriado de sexta-feira (10), a marca de 66% da população local respeitando as regras para reduzir a velocidade do contágio da covid-19.


Esse foi o maior índice verificado no Estado desde o começo do monitoramento, na quarta-feira (8). O percentual vicentino é 11 pontos percentuais superior à média no Estado, que foi de 55% no mesmo dia. E a apenas 4% da adesão considerada ideal para controlar a disseminação do novo coronavírus.


De acordo com o coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, o médico infectologista David Uip, o percentual considerado ideal para controlar a disseminação da covid-19 é de 70%. Se a taxa continuar baixa, o número de leitos disponíveis no sistema de saúde não será suficiente para atender a população.


Desde o início da divulgação dos dados, São Vicente obteve os melhores indicadores de isolamento no Estado. O fechamento do comércio, o mais forte da região, é apontado por infectologistas como o responsável pelo resultado.


No sábado (11), 62% dos vicentinos aderiram ao isolamento social. Em Santos, por exemplo, essa marca foi de 54% no mesmo dia. Guarujá (59%) e Praia Grande (56%) tiveram dados melhores que os santistas no igual período. Por enquanto, apenas as 40 cidades mais populosas do Estado têm os dados revelados.


Como funciona?


A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.


O sistema é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Estado possa consultar informações agregadas sobre deslocamento nos 645 municípios paulistas. O governo paulista garante que as informações são aglutinadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.


A partir desta segunda-feira (13), o índice de isolamento estará disponível para consulta no portal www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter