Reforma da Ponte dos Barreiros depende de projeto da Prefeitura de São Vicente, diz Doria

Durante coletiva de imprensa em Praia Grande, governador disse que verba para reforma da estrutura já foi liberada pelo estado

Por: De A Tribuna On-line  -  18/12/19  -  20:03
João Doria testou negativo para o novo coronavírus
João Doria testou negativo para o novo coronavírus   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

O governador João Doria afirma que a responsabilidade sobre a obra da Ponte dos Barreiros é da Prefeitura de São Vicente, e que para a reforma ser iniciada, basta que o Executivo municipal entregue um projeto ao secretário estadual da Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido. A afirmação foi feita em uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira (18), realizada em Praia Grande.


Na ocasião, o governador de São Paulo ainda disse que a verba já foi liberada pelo estado. “Você destina uma verba para um projeto, e o recurso já está autorizado. A responsabilidade é da Prefeitura de São Vicente. Não dá para dizer que uma via pública é responsabilidade do estado, tudo isso compete ao município”, disse.


No projeto, deve constar a empreiteira responsável pela obra, além de detalhes do trabalho que será feito.


Na coletiva, Doria disse não saber como está o trâmite deste documento. “Eu não sei dizer porque eu não sou secretário de Infraestrutura e Obras. Se já chegou, a liberação é imediata. O recurso já está disponível, mas volto a dizer que você só pode investir tendo um projeto executivo”.


O governador finalizou sua fala dizendo que o governo “tem sensibilidade para apoiar a população aqui da Baixada Santista. Havendo o projeto executivo, o recurso já está consignado, reservado, preparado para ser investido”.


Em nota, a prefeitura de São Vicente lamenta o posicionamento do governador. Leia na íntegra:


"A Prefeitura de São Vicente lamenta veementemente a postura do governador de São Paulo, João Doria, que, em um momento delicado como o que está sendo vivido pelos mais de 150 mil moradores da Área Continental, segue utilizando discurso político, em detrimento do discurso administrativo, que é o que se espera de um homem público, sobretudo aquele que foi eleito para governar um estado.


A cada nova declaração, o governador procura criar uma situação que, além de não abrir perspectivas positivas, ainda causa embaraço a sua própria imagem, pois contradiz fatos que são públicos, conhecidos e já divulgados pela mídia. É o caso do projeto executivo que o governador coloca como impedimento para que todo o processo comece a sair do discurso e do papel.


Ele afirma que este projeto tem de ser apresentado pela Prefeitura, porém omite em suas palavras que o Estado investiu recursos públicos dos contribuintes paulistas para a elaboração do projeto básico executivo, que já deveria ter sido apresentado pela empresa Malbertec, e do laudo técnico do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Ou seja, foi o Estado quem chamou para si a responsabilidade por uma obra que é sua. Afinal, a Ponte dos Barreiros é um equipamento de uso Metropolitano.


Doria segue se contradizendo, ao afirmar que para se fazer uma boa gestão é necessário ter atitude. Sim, exatamente a atitude que falta na postura e nas falas do chefe do Executivo Estadual. O governador até acerta ao lembrar que é o município quem conduz a política pública de infraestrutura, mas se esquece de que quem conduz a política pública de infraestrutura no tocante a equipamentos Metropolitanos é o Estado.


Equipamentos como a Ponte dos Barreiros, o Presídio do Samaritá, a Ponte Pênsil ou as rodovias, mesmo estando no Município, são conduzidos e mantidos pela política pública do Governo do Estado.


Além disso, é necessário ressaltar que, até o momento, há apenas um convênio assinado entre o Município e o Estado, no valor previsto de R$ 4 milhões. Porém, não foi publicada em Diário Oficial a liberação deste recurso e, tampouco, não existe oficialização de liberação de outros valores, diferentemente do que foi anunciado pelo governador.


A Prefeitura aguarda o cumprimento da primeira iniciativa, assim como aguarda uma visita do chefe do executivo estadual à Ponte dos Barreiros. Para que, assim como tem feito o chefe do Executivo Municipal vicentino, possa mostrar aos paulistas o seu real interesse em também governar para a população de São Vicente."


Questionada por A Tribuna On-line, a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente não respondeu sobre o andamento da entrega do projeto até a publicação desta reportagem.


Pedestres enfrentaram chuva para cruzar a Ponte dos Barreiros nesta sexta-feira (6)
Pedestres enfrentaram chuva para cruzar a Ponte dos Barreiros nesta sexta-feira (6)   Foto: Solange Freitas/TV Tribuna

Logo A Tribuna
Newsletter