Pessoas com deficiência realizam sonho de voar em São Vicente

Grupo se reuniu no Morro do Voturuá e emocionou todos os participantes do projeto

Por: Carolina Faccioli  -  27/11/21  -  07:05
Pessoas com deficiência puderam voar de paramotor com a ajuda de voluntários
Pessoas com deficiência puderam voar de paramotor com a ajuda de voluntários   Foto: Divulgação/ONG Adote Um Amigo

Um grupo de pessoas com deficiência física realizou o sonho de voar de parapente, em São Vicente. Para eles, o momento foi de muita alegria, felicidade e sensação de liberdade.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


A ação foi realizada pelo projeto Karitato, criado pela ONG Adote Um Cidadão, em parceria com Victor Losada Iglesias, de 45 anos, que é deficiente físico e ofereceu os voos após saber que uma dos participantes do projeto tinha o sonho de voar - o salto aconteceu na quarta-feira (24), do Morro do Voturuá.


"O que eu mais gosto de fazer é mostrar que todos podem fazer tudo que desejarem. Sou um biamputado cadeirante, mas, aqui, sou um piloto. Tudo o que eu faço, gosto que outros especiais façam e sintam aquela mesma emoção prazerosa que eu sinto".


Voo ocorreu no Morro do Voturuá, em São Vicente
Voo ocorreu no Morro do Voturuá, em São Vicente   Foto: Divulgação/ONG Adote Um Cidadão

Era Sandra Regina, de 52 anos, quem tinha o sonho de voar e quem inspirou Victor a realizar a proporcionar tal experiência. Ela voou na companhia do marido Eduardo Soares, de 41 anos, que também é deficiente visual. Para ele, a sensação foi libertadora, ao sentir o vento, o barulho das ondas e o cheiro do mar.


"Estou acostumado a fazer esportes radicais, algo mais tenso e agitado, mas na quarta foi um voo tranquilo, sereno e estava muito feliz porque foi o aniversário da minha esposa. Foi um presente que ela ganhou e foi muito gratificante pra mim", diz Eduardo.


O fundador do projeto Adote um Cidadão, o empreendedor social Antonio Carlos Veiga, de 52 anos, afirma que a ação desta semana foi indescritível. Ele explica que que a ONG existe há 22 anos e que desde então cada ação continua a emocioná-lo.


Adote um Cidadão
O projeto, que é de São Bernardo do Campo, tem o objetivo de mobilizar de forma consciente a sociedade sobre seu papel no processo de inclusão, integração e desenvolvimento da pessoa com deficiência na área social, econômica, política e cultural.


"Esses cidadãos são muitas vezes excluídos da sociedade. Saber que tem pessoas como o Victor, que também é uma pessoa com deficiência, e se mobilizou com os amigos para realizar esses sonhos é o que faz realmente a vida valer a pena", afirma Antonio.


Grupo diz que o voo foi indescritível e inesquecível
Grupo diz que o voo foi indescritível e inesquecível   Foto: Divulgação/ONG Adote um Cidadão

A programação da ONG não para por aqui no litoral de São Paulo. No dia 2 de dezembro será feito o Surf eficiente na Avenida Presidente Castelo Branco, s/n, em frente ao número 460, no bairro Canto do Forte, em Praia Grande. O evento está previsto para ocorrer das 10h às 16h30.


Logo A Tribuna
Newsletter