Pacientes denunciam falta de máquinas, equipamentos quebrados e insetos em clínica de São Vicente

Baratas, poltronas e cadeiras danificadas são parte do problema, segundo os pacientes

Por: ATribuna.com.br  -  28/03/24  -  07:55
Instituto Segumed fica no Centro de São Vicente
Instituto Segumed fica no Centro de São Vicente   Foto: Reprodução

Pacientes do Instituto Segumed de São Vicente, no litoral de São Paulo, estão enfrentando dificuldades no processo de atendimento e na estrutura da unidade de saúde. Entre as denúncias enviadas à reportagem de A Tribuna, estão problemas como a quebra e mal funcionamento de várias máquinas de diálise e outros equipamentos de saúde essenciais.


O Instituto Segumed é uma clínica terceirizada no espaço do Hospital São José, na Rua Frei Gaspar, no Centro de São Vicente. O órgão oferece serviços de procedimentos artificiais que removem resíduos e água em excesso no sangue, de modo interno ou externo no organismo.


Phillip Pitman, de 29 anos, é paciente renal há 3 anos na instituição e já experienciou vários problemas. "A sensação que temos é de que a clínica está jogada as traças, e conversando com outros pacientes, eles dizem que já tentaram buscar ajuda para resolver a situação mas ninguém faz nada. São problemas que vem de anos."


O paciente ainda fala sobre o calor no transporte da Prefeitura. "Não tem janelas nem ar condicionado. Cozinhamos dentro da van. Fora que tem vários idosos, isso é horrível para eles. Continuamos lidando com o descaso todos os dias."


"Tem paciente que acorda 5 horas pra fazer os exames, os tratamentos aí chega lá e é mandado embora porque não tem máquina", relata.


Elizângela Barbosa, de 47 anos, também comenta o estado do local, que apresenta até cadeiras e poltronas danificadas. "São muitas máquinas quebradas ao mesmo tempo, o lanche é uma vergonha e está cheio de insetos. Tem baratas em todo canto."


A reportagem de A Tribuna entrou em contato com o Instituto Segumed, com o Hospital São José e com a Prefeitura de São Vicente, mas não obteve uma resposta até a publicação desta matéria.


Logo A Tribuna
Newsletter