Moradores enfrentam lama, esgoto entupido e odor fétido em bairro de São Vicente

Habitantes do Jardim Rio Negro sofrem com enchentes e transtornos durante obras paralisadas

Por: Daniel Gois  -  10/11/20  -  12:20
Situação da Rua H, no bairro Jardim Rio Negro, em São Vicente, após fortes chuvas
Situação da Rua H, no bairro Jardim Rio Negro, em São Vicente, após fortes chuvas   Foto: Reprodução/Moro em São Vicente e Região

Entrar e sair de casa se tornou um transtorno para os moradores da Rua H, no bairro Jardim Rio Negro, em São Vicente, no litoral de São Paulo. Lama, esgoto entupido e forte odor é o que não falta. Ainda mais após dias de fortes chuvas, como foi no fim de semana do feriado de Finados, que também ficou marcado pelos alagamentos na região.


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A situação é precária a ponto das crianças que residem no local não poderem brincar na rua, conforme relato da moradora Débora Kátia Fischer, de 49 anos. Ela destaca que há um forte odor em qualquer parte da rua, além dos riscos de contaminação. 


“A rua está cheia de lama e o esgoto está todo entupido. Nas casas, tivemos que quebrar um pouco a calçada, em frente a tampa do esgoto, para ele poder escorrer, por conta do entupimento”, conta.


Segundo Débora, durante as chuvas do último fim de semana, a água chegou a voltar pelo ralo do banheiro de onde mora. 


“Quando chove, e pode até ser uma chuvinha bem fraquinha, a rua já enche. Precisamos pisar na água, porque não tem como. A água escorre, mas demora para escoar. Tem carro que nem entra”, lamenta.


Quantidade de lama gera transtornos para moradores do Jardim Rio Negro
Quantidade de lama gera transtornos para moradores do Jardim Rio Negro   Foto: Reprodução/Moro em São Vicente e Região

Obras


No local, estão sendo realizadas obras pela Sabesp, conforme informado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedup) de São Vicente. A moradora, porém, afirma que as mesmas estão paralisadas há cerca de um mês, trazendo ainda mais transtornos. 


Em nota, a pasta afirma que, enquanto a concessionária realiza os trabalhos, a administração municipal prestará os serviços necessários no local.


Já a Sabesp informa que as obras estão em andamento, e tem como finalidade implantar novas tubulações que irão coletar os esgotos domésticos e direcionar a uma estação de tratamento. A empresa ressalta que as condições climáticas no local melhoraram a partir desta terça-feira (3). 


Confira a nota na íntegra 


A Sabesp informa que estão em andamento na Rua H, no bairro Jardim Rio Negro, em São Vicente, obras para implantar novas tubulações que irão coletar os esgotos domésticos e direcionar a uma estação de tratamento. Com a chuva dos últimos dias, a terra remexida com a obra acabou virando lama, mas nesta terça-feira (3/11) as condições climáticas já melhoraram. 


As equipes estão trabalhando diariamente neste local e assim que finalizarem as intervenções técnicas iniciarão a reposição do pavimento, programada por trechos. Com a área aterrada, já será permitido retomar o trânsito até que seja concluída a compactação do solo que garantirá a qualidade no asfaltamento definitivo. 


A Empresa está investindo em torno de R$ 59 milhões para ampliar a coleta dos esgotos aos bairros Jardim Rio Negro, Quarentenário e Jardim Irmã Dolores, na área continental de São Vicente. Ao todo, estão previstos 30,2 km de novas redes coletoras; 7,2 km de linhas de recalque (tubulações pressurizadas) e oito novas estações elevatórias (para bombeamento) de esgoto, até o segundo semestre de 2022. 


Ao final do investimento, será possível conectar ao sistema de esgotamento sanitário mais de 6 mil imóveis. Por isso a Companhia pede a compreensão por eventuais transtornos passageiros, destacando os enormes benefícios que serão alcançados. Qualquer ocorrência pode ser informada imediatamente, durante 24 horas, pela Central de Atendimento Telefônico, nos números 0800-0550195 ou 195. A ligação é gratuita. Além da Agência Virtual no site ou no aplicativo para celulares e tablets iOS ou Android, que permite enviar fotos da ocorrência junto à denúncia.


Logo A Tribuna
Newsletter