Juiz nega pedido da prefeitura de São Vicente e mantém Ponte dos Barreiros fechada

Município e Estado haviam pedido liberação parcial do equipamento, mas documento foi indeferido pelo juiz Fabio Francisco Taborda

Por: De A Tribuna On-line  -  12/12/19  -  17:22
Apesar de secretário defender liberação parcial, juiz negou o pedido por conta de riscos estruturais
Apesar de secretário defender liberação parcial, juiz negou o pedido por conta de riscos estruturais   Foto: Solange Freitas/TV Tribuna

O pedido de liberação parcial da Ponte dos Barreiros, feito pela Prefeitura de São Vicente junto ao Governo do Estado de São Paulo, foi rejeitado pelo juiz Fabio Francisco Taborda. De acordo com o juiz, a situação da ponte foi descrita pelo laudo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) como “crítica e com risco tangível de colapso”, e por isso o equipamento deve permanecer interditado para o trânsito de veículos.


Por meio de nota oficial, Taborda afirma que, apesar de o secretário Eng. João Octaviano Machado Neto (em entrevista concedida ao noticiário Bom Dia Região, da TV Tribuna, nesta quarta-feira), ressaltar a viabilidade de uma liberação parcial, essa decisão depende de estudos que vêm sendo realizados pelo IPT, e serão apresentados nos próximos dias.


Dessa forma, o juiz alega que depende de um parecer técnico formal para que a decisão de liberar a ponte parcialmente seja tomada. Ainda em nota, ele diz que a documentação anexada pela Prefeitura de São Vicente para demonstrar a capacidade técnica da empresa responsável pela realização da prova de carga do último dia 30 de novembro também não se presta à alteração do cenário que levou à interdição.


Estruturas da ponte estão deterioradas e equipamento corre risco de colapso
Estruturas da ponte estão deterioradas e equipamento corre risco de colapso   Foto: Solange Freitas/TV Tribuna

“Haja vista a contundente manifestação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) sobre as críticas condições estruturais da Ponte dos Barreiros e a óbvia necessidade de se preservar a vida e a incolumidade dos usuários da OAE em situações como a presente (nas quais não há espaço para adoção de posturas arriscadas – princípio da precaução). Por todo o exposto, indefiro o pedido formulado pela Prefeitura Municipal de São Vicente”, finaliza em nota.


Também em nota, a Secretaria Estadual de Logística e Transportes reafirma que aguarda a conclusão do laudo que está sendo elaborado pelo IPT. Essa avaliação técnica é determinante para que o pedido sobre a liberação parcial da ponte dos Barreiros seja apresentado à Justiça.


"O Estado e a Prefeitura trabalham neste momento em cooperação para liberação parcial da ponte, focado dentro do padrão de segurança à população, até que sejam concluídas obras emergenciais na estrutura.


O Governo do Estado poderá auxiliar a Prefeitura com 50% do valor dos investimentos de recuperação da ponte. Desta forma, a Prefeitura terá condições de concluir as obras emergenciais e liberar um acesso tão importante para a população de São Vicente", diz a autoridade estadual.


Já a Prefeitura de São Vicente informa que avalia qual medida será adotada diante da decisão da Justiça em manter a Ponte dos Barreiros fechada para o trânsito de veículos. "A administração municipal está empenhada, e não medirá esforços, para que as obras emergenciais necessárias sejam iniciadas imediatamente", finaliza a nota.


Grupo de empresários realiza novo laudo nesta quinta-feira

Após a negação da liberação parcial da Ponte dos Barreiros, um grupo de empresários e comerciantes da Área Continental de São Vicente se reuniu para contratar uma empresa que realiza, nesta quinta-feira (12), um novo laudo do equipamento.


O objetivo é apresentar um terceiro laudo para a justiça e pedir urgência para as obras de restauração da Ponte dos Barreiros. Os empresários devem apresentar novos documentos para o Ministério Público a partir deste laudo e cobrar uma providência imediata: as obras.


Nesta manhã (12), equipes estiveram no local para averiguar as estruturas da ponte. Nesta tarde, mergulhadores também trabalham no local para que o laudo seja emitido em breve.


Equipe terceirizada contratada por empresários da região realiza novo laudo com mergulhadores
Equipe terceirizada contratada por empresários da região realiza novo laudo com mergulhadores   Foto: Solange Freitas/TV Tribuna

Logo A Tribuna
Newsletter